sábado, 28 de junho de 2008

SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2008

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES

Constatação I
É comum acontecer no futebol que um time ataca todo o tempo, mas não conseguir fazer o colimado e tão almejado gol. E, pior ainda, acaba levando um gol do adversário que foi atacado todo o tempo. Os locutores esportivos usam a expressão: “Quem não faz, leva”. Já com relação aos deputados e senadores a expressão absolutamente não é válida. Em certos países – na maioria deles – eles não fazem e levam. Uma nota elevada...


Constatação II (Isso, quando deixam o entrevistado falar).
Duas emissoras no nosso país se caracterizam por informações 24 horas por dia e também de entrevistas. São a CBN, da Rede Globo, e a Band News, do grupo da Rede Bandeirantes. Muitos dos seus entrevistadores misturam as estações, quer dizer o tratamento. O entrevistador se dirige ao entrevistado como o senhor ou a senhora. E lá pelas tantas: “Eu te pergunto”, ao invés de “Eu lhe pergunto”. Péssimos exemplos para os ouvintes e crime contra o pobre, sofrido e indefeso vernáculo.

Constatação III
Rico assoma; pobre, invade.
Constatação IV (Quadrinha endereçada a quem de direito).
Falam mal do meu Paraná
É tudo puro despeito
Melhor que ele não há.
Por favor, mais respeito!

Constatação V
Rico se apaixona; pobre, se acostuma.

Constatação VI
Não se pode confundir requintada com requentada, até porque uma comida requintada se for requentada deixa de ser requintada. A mesma coisa acontece na política: todo governante que realizou uma razoável administração e é reeleito é comparado com uma bebida requentada já que no segundo mandato deixa de fazer uma administração requintada, como alguns julgam e apregoam que ele fez no primeiro. Tanto que tornam a votar no infeliz, digo em quem nos deixa infeliz. A recíproca não é necessariamente verdadeira. Se num relacionamento o cidadão dá uma requentada na mulher, que andava meio fria, através de uma viagem para uma praia deserta, daquela que dá pra ficar pelado sem que ninguém veja, ou onde se pratica o naturismo, fatalmente deverá advir uma reciclagem no envolvimento, tornando a relação, se não requintada, ao menos factível, exeqüível, possível, praticável, realizável. Para quem não tá lá essas coisas nas finanças um motel daqueles que, quer se queira ou não, tudo induz a um final feliz poderá ajudar a se obter o desiderato almejado e a gente poderá cantar o epinício* do dever cumprido...
*Epinício = “hino triunfal; poema ou cântico feito para comemorar uma vitória ou qualquer obra em que se manifesta o regozijo por um acontecimento”. (Houaiss).

Constatação VII
Rico fica inadimplente; pobre vai pro Seproc.

Constatação VIII
Candidato rico pratica a "captação ilícita de sufrágio", mais conhecido por compra de votos; candidato pobre tá ferrado.

Constatação IX
Deu na mídia após o feriadão de 15 de novembro de 2007: “Estradas paulistas têm menos mortes, diz PM. Durante os quatro dias de feriado prolongado, São Paulo registra 976 acidentes, com 36 mortos e 539 feridos”. Com esse número de mortes e feridos, lamentáveis, fica evidenciado, através da Teoria da Relatividade para principiantes que a irresponsabilidade dos motoristas, principal causa dos acidentes nas estradas, continua vigindo. Tava na hora de tirar a carteira de Habilitação de muita gente, proibindo que voltem a dirigir, como a nova Lei que acabou de ser implantada.

Constatação X
(Dúvida não necessariamente crucial, via pseudo-haicai).
Foi a barata
Que disse pro barato:
“Aqui, você é persona non grata”?

Constatação XI
O lucro do banqueiro é diretamente proporcional à tarifa dos bancos e também diretamente proporcional às filas dos usuários porque eles não contratam funcionários. Portanto, inversamente proporcional ao número de atendentes e caixas. E viva “nóis”, quer dizer, eles, os banqueiros...

Constatação XII (De informações úteis).
Aviso aos tomadores de chimarrão: Na feira de produtos orgânicos, que se realiza também aos sábados, no Passeio Público, cá em Curitiba, é possível encontrar erva-mate cultivada em sistema agro florestal. Não vem com mistura, não tem pó que entope a bomba, enfim é farinha, digo, erva de outro saco. Respeitosamente recomendo. E, claro, outros produtos desse jaez também.

Juca

Nenhum comentário: