sábado, 2 de agosto de 2008

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES

Constatação I
E como filosofava, enquanto degustava algumas ostras e bebericava um vinho, culminando com um chá a base de catuaba, o obcecado: “Não ter um amor todo o tempo é um desperdício das horas, dos minutos, dos segundos e até mesmo dos décimos de segundo”.

Constatação II (Passível de mal-entendido).
E como comentava aquela consumista contumaz com as amigas: “Eu sempre estarei totalmente aberta e receptiva para grandes e variadas novidades”.

Constatação III (De uma declaração de amor, via pseudo soneto, escrita antes do aquecimento global).
Acordei já não me lembro em qual cidade
E senti falta da minha Curitiba cinza
Dela me deu uma imensa saudade
Que até me deixou meio ranzinza.

Por causa do calor abafado, dormi pouco
Tive maus sonhos, terríveis pesadelos
Eu tava num asilo, tinha ficado louco
O que arrepiou todos os meus cabelos.

Alagado em suor, coração opresso
Na boca, gosto de chá de corrimão
De uma repartição pública, eu padeço.

Quero pro meu torrão voltar correndo,
Minha amada fria do meu sofrido coração
Não! Não quero mais viver sofrendo.

Constatação IV
Não se pode confundir solidário com solitário, muito embora a gente possa ficar o único, solitário, incausado* com certas causas, ao contrário do corporativismo solidário dos deputados e senadores com relação ao despautério de um colega que, comprovadamente, usou de falcatrua para seu – dele – próprio benefício ou de seus familiares. A recíproca, como toda a recíproca pode ser verdadeira ou não. Obviamente elementar, minha gente...
*Incausado = “que não tem causa; que não tem explicação; desmotivado, inexplicável” (Houaiss).
Constatação V
E não se pode confundir furtos com frutos, muito embora, em certos países, há uma infinidade de pessoas colhendo os frutos de roubos, assaltos, furtos, seqüestros, executados por bandos, quadrilhas, assaltantes, súcias, governantes, deputados, senadores. A recíproca é verdadeira, porque há muitos frutos que são motivos de furtos, exceto no caso de frutos, como no caso, antológico, da “laranja madura na beira da estrada tá bichada Zé ou tem marimbondo no pé”, segundo nos fala o grande e imortal mestre Ataulfo Alves.

Constatação VI (Dúvida crucial via pseudo-haicai).
Não ter brincado com a prima
De médico, quando criança, pode
Ter afetado a auto-estima?

Constatação VII
Rico se atrasa no tráfego; pobre perde a hora.

Constatação VIII (Quadrinha, para alguns, masoquismo; para outros, puro sadismo).

Um amor não correspondido
É um martírio, um padecimento
Como se você nunca tivesse tido
Qualquer outro tipo de tormento.

Constatação IX
Deu na mídia: “O jogador português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, é o jogador "mais apaixonante" do Campeonato Inglês, segundo o diretor-executivo da Associação dos Jogadores Profissionais da Inglaterra, Gordon Taylor”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas essa do diretor-executivo, não sei, não...

Constatação X
Quem ainda não visitou a exposição do Hélio Leites, na Casa Culpi, em Santa Felicidade, não tá com nada. E quem não conhece a obra do artista Attila Wensersky tá com o dobro de quem não visitou a exposição do Hélio. Tenho dito!

Constatação XI (Ah, esse nosso vernáculo).
A governadora,
Nada impoluta,
Impostora,
Pouco positiva,
Impôs,
Apôs
Impostos
Numa procedura,
Numa impostura
Impositiva,
Nada batuta.

Constatação XII
Quis fazer um papagaio
Pra pagar minhas contas.
O gerente me olhou
De través, de soslaio
E disse que não seria possível
Mas com cara-de-pau me forçou
A comprar ações do banco
E destarte,
Reter uma parte
Por um tempo na conta-corrente
Tão-somente.
O líquido que eu receberia,
Que me competiria
O, digamos, ajutório
Era tão irrisório
Que até fiquei meio às tontas
E quase tive um desmaio.
Ele alegou,
Dizendo ser muito franco,
Por causa da indefectível
Reciprocidade.
Já viram tamanha maldade?!
Tanta iniqüidade?!

Constatação XIII
Rico é badalativo; pobre, puxa-saco.

Constatação XIV
Rico se acostuma; pobre, vicia.

Constatação XV (Dúvida crucial).
Será que, quando Aristóteles, se referindo aos supostos racionais, proferiu “O homem é um animal político”, a frase suscitou protestos dos animais?

Juca

Nenhum comentário: