sábado, 15 de novembro de 2008

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES

Constatação I (Emprestando o termo “pila” dos gaúchos).
O dolar oscila,
Sobe e desce.
Mesmo assim,
É tudo igual
E não é um pranto:
O meu real
Desaparece,
Como por encanto,
Ele vive no fim
Sem sobrar um pila,
Sem um tostão furado.
Coitado!
De mim...

Constatação II
Quem nunca leu, pelo menos os livros, Jorge, um brasileiro, de Oswaldo França Júnior e O coronel e o lobisomem, de José Cândido de Carvalho não entende nada de nada. Tenho, sem patriotada, dito.

Constatação III
Exemplo de Exercício de Poder é quando uma pessoa física ou jurídica te adverte, te chama a atenção, várias vezes, que a reunião terá que ser im-pre-te-ri-vel-men-te numa determinada hora e te atende com uma hora de atraso. Outros exemplos são: “Eu quero porque quero é tá acabado”, de pais para com os filhos e da mulher para com o marido e, dificilmente, deste para com aquela...

Constatação IV
Posto
Que a gente
Tem que pagar imposto,
Tributo,
Imposto como obrigação,
Tão somente
E não vê atitude
Pra uma solução
Pra Saúde
E a Educação
A gente fica put, digo resoluto
A tomar
Uma posição
De não votar
Na próxima eleição.

Constatação V
Carcomido pelo ciúme
De ver a vizinha
Com mais um carro,
Todo incrementado,
Ficou que era só azedume
Pôs-se a falar
Abobrinha,
E, para piorar:
A sogra vá tirar
Um sarro:
Que ele só tinha uma bicicleta
E que de tanto pedalar
Poderia se tornar
Um baita atleta.
Coitado!

Constatação VI
Não se pode confundir simbiose, que o dicionário Houaiss dá como “interação entre duas espécies que vivem juntas” com sinistrose, que o mesmo dicionário define como “tendência a alardear a iminência de colapsos e perigos terríveis, individuais ou sociais, a vaticinar desastres, ruínas, grandes perdas materiais, catástrofes em empreendimentos, planos econômicos, projetos políticos”, muito embora se as duas espécies que vivem juntas serem humanas tipo genro ou nora com sogra, fatalmente, deverá descambar para a realização efetiva da sinistrose. A recíproca até pode ser verdadeira. Basta ver o que está ocorrendo no mundo com a derrocada da especulação financeira que nada tem a ver com o trabalho produtivo que efetivamente gera riqueza.

Constatação VII
Deu na mídia: “A revista 'Forbes' aponta Elvis como artista morto mais rico de 2008”. Taí uma notícia de transcendental importância para as pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e, também, para o futuro da Humanidade...

Constatação VIII
Aguarde breve: O “pibe”, como é chamado carinhosamente Maradona pelos hermanos, sendo desmistificado como a maioria dos técnicos em todo o mundo. As exceções como o Felipão e outros são apenas, e não mais que apenas, exceções. Tenho profeticamente dito.

Constatação IX
Lugar-comum é a casa da gente? E quem não tem casa como é que fica? Sem-teto- comum?

Constatação X
A violência que grassa em nosso país gerou a ampliação do termo ‘liquidação’ que anteriormente só se referia às vendas para renovação dos estoques das lojas?

Constatação XI
Semiótica quer dizer que o sujeito só vê as coisas pela metade?

Constatação XII
Para quem acredita em inferno, purgatório e paraíso, acompanhar um enterro de uma pessoa é levá-lo para a sua penúltima morada?

Constatação XIII (Quadrinha para ser recitada no dia das eleições).
Sou um democrata
Meu voto é obrigatório
Meu candidato é psicopata
E vive num consultório.

Constatação XIV (Saudosismo).
Já no fim do jogo entre o Gama e o Paraná, nos descontos, a bola bate na trave do Paraná e, na seqüência, um corner e um pênalti a favor do Paraná que é convertido em gol e o Paraná vence por 2 a 1. Os gols do Paraná foram feitos por zagueiros. No meio da euforia e do “ufa!” dos paranistas, ouviu-se um comentário com ar tristonho e nostálgico de um torcedor: “Já não se fazem atacantes como Izaldo, Casnock e Afinho, do meu velho Ferroviário”.

Juca

Nenhum comentário: