sábado, 29 de novembro de 2008

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES

Constatação I
A meia-luz
A coisa fica sem-sal.
Aí, não me seduz,
Passo a enxergar
Muito mal.
E além do aspecto
Físico, necessito
Do psíquico
Como vive a recomendar
Máster & Johnson,
Nada a ver com Bob Masterson,
Porque não sou circunspecto
Diante de um mulheraço,
Não me pega o embaraço
E sem vê-la como nasceu
Tendo a ficar
Um neuropsíquico,
Contrito,
Super aflito
Só pensando,
Matutando
Um antológico himeneu.

Constatação II
Deu na mídia: “Rainha Elizabeth II perdeu quase US$ 40 milhões com crise financeira”. Afora ser sintomático, taí uma notícia de transcendental importância para o futuro dos especuladores e da Humanidade também.

Constatação III (Dramas do cotidiano).
Lá pelos meados da década de 50, este assim chamado escriba morava no Alto São Francisco, não longe de uma espécie de pensão que era gerida pela D. Lota, de saudosa memória. Lá, viviam quatro colegas de turma, da faculdade, todos vindo do interior do Paraná, a saber: Pedro Bepler de Souza, Nelson Leal, Antenor Barnabé Neto e o José Haraldo Carneiro Lobo. Volta e meia eu passava por lá para conversar com os colegas e amigos. Certa vez convidei os quatro para irmos a segunda sessão de cinema, das 10 horas. Apenas o Haraldo aceitou e lá fomos ao cine Palácio. Já na fila começou a discussão quem pagava as entradas e eu alegava que eu deveria pagar, pois o convite havia partido da minha parte. O Haraldo contestava que uma coisa não tinha nada a ver com outra e depois de apartes, argumentação, retórica, etc., eu consegui convencer o Haraldo que eu pagaria. Chegando diante da bilheteria, puxei da carteira e não havia dinheiro nem suficiente para pagar uma entrada. O Haraldo é que acabou pagando.
Moral da dramática história: “Nada mais é difícil de suportar do que uma dívida moral, exceto uma dívida monetária. Mas uma combinação das duas é letal” (Ephraim Kishon, escritor israelense).

Constatação IV
A fusão dos bancos Itaú e Unibanco, ou de outros bancos, ou de outras empresas transforma a nova empresa fundida de modo tal que, fatalmente, os funcionários se sentem ameaçados de serem chamados pelo Departamento de Recursos (Des)Humanos, pois temem de ficarem fudid, digo fundidos.

Constatação V
Uma mixórdia
Foi seu discurso,
Com a língua enrolada,
Pra mulher
Quando chegou no doce lar
De madrugada,
Já quase de manhã.
Estive, até agora,
No clube Concórdia,
Esquecendo que era sócio
Do Thalia
E do Clube Curitibano.
“Vá embora”,
Ela bramia,
Num desabafo.
“Pensa que sou uma qualquer?”
Ledo engano!
Você só vive no ócio.
Você tá com bafo.
Diga o percurso
Que você fez pra aqui chegar”.
Ele ficou mais enrolado
Do que novelo de lã,
Que o gato costuma brincar
Quando a vovó se punha a tricotar.
Coitada!
Coitado!
Coitado?

Constatação VI
Costumeiramente,
Político só promete,
Ou só pro-mente
Descumprimentamente?

Constatação VII (De razões e proporções matemáticas).
O Bush, com sua administração desastrada, ajudou a eleger o Obama; O PSDB, ao trazer à tona aquela dinheirama toda, encontrada na casa do ex da Roseana Sarney, que estava em primeiro lugar nas pesquisas de opinião, ajudou a eleger o Lula. Daí pode-se inferir que o Bush está para o Obama, assim como o PSDB está para o Lula. Logo o presidente eleito da maior potência da Terra é igual ao Bush dividido pelo PSDB e multiplicado pelo Lula. Elementar, minha gente.

Constação VIII
E já que falamos no assunto, as recentes eleições para prefeito em nosso país mostraram, lamentavelmente, que, em certas regiões, ainda impera o coronelismo. Pena!

Constatação IX
Também deu na mídia: “Título mais perto do São Paulo”, diz matemático. Data vênia, como diria nossos juristas, mas Rumorejando acha que o matemático esqueceu que futebol, como dizem os grandes entendidos, os filósofos brasileiros, poderá ou poderia vir a ser uma caixinha de surpresas.

Constatação X
Quando o obcecado leu na mídia que uma pesquisa revelou que o curitibano é o que faz menos sexo no país, cuspiu para o lado, estufou o peito qual um galo quando se põe a cantar e disse: “Se tivessem me perguntado e a outros como eu nós teríamos ultrapassado a média nacional e os mineiros que foram os que melhor se classificaram”.

Juca

Nenhum comentário: