domingo, 15 de fevereiro de 2009

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES

Constatação I (Dúvida crucial via pseudo-haicai).
Foi o pirilampo
Que piscou
Para o jasmim-do-campo?

Constatação II
Não se pode confundir burla com bula, até porque tem muita bula que, para isentar o laboratório de responsabilidade, coloca tantos são os riscos inerentes ao remédio em questão que não deixa de ser uma burla. (Rico se exime de responsabilidade; pobre sempre tem que correr risco).

Constatação III
Rumorejando não consegue compreender essa pressão em cima do deputado Edmar Moreiras só porque ele não declarou à Justiça Eleitoral a posse de um castelo em Minas Gerais, avaliado pelo valor, irrisório, de R$ 25 milhões. Data vênia como diria nossos juristas, mas foi apenas, tão somente, não mais de que um lapsus memoriae, como também se expressariam nossos retromencionados juristas. Gente maldosa, sô.

Constatação IV
Não se pode confundir com pressa com compressa, muito embora, mesmo soando foneticamente idêntico, dependendo do caso, do lugar, dos excessos há que se pôr uma compressa, quente ou fria, em locais que perturbam o bom andamento do relacionamento das pessoas, fatos e coisas com pressa e até, em alguns casos, com a máxima urgência.

Constatação V
Por que será que a gente tem tantas possibilidades de consultar várias listas telefônicas diferentes entre si, mas com algo em comum: não resolvem o teu problema de procura de um assinante, obrigando a pessoa ligar, pagando, para certo número para obter a informação almejada? Quem souber a resposta, por favor, informar este assim chamado escriba pelo e-mail. Obrigado!

Constatação VI
Não é recomendável escutar Tristesse, de Frederic François Chopin, quando se está na fossa. O ideal seria escutar músicas alegres, do tipo klezmer “um genero de música não litúrgica judaica” (Wilkipédia) que eram tocadas principalmente em casamentos. Quem optar por leitura, Rumorejando sugere Luiz Fernando Verissimo, Jô Soares e Millôr Fernandes.

Constatação VII
Felipão foi demitido. Taí uma notícia de transcendental importância para quem ganha até um dólar por dia... Felipão, como todos, não é infalível. Ele mostrou que entende de futebol e/ou teve muita sorte quando colocou no time o jogador paranaense Cleverson, hoje no Flamengo, quando a seleção brasileira de futebol foi penta campeã. Aí aconteceu antes e depois do Cleverson. Tenho sem patriotada dito!

Constatação VIII
E já que falamos no assunto, se em 2006 o goleiro Rogério Ceni tivesse sido escalado talvez tivessemos alguém que sabe bater falta e teríamos sido campeões. Tenho, como torcedor do Corinthians, consequentemente não do SãoPaulo e brasileiro frustrado, dito!

Constatação IX (Ah, esse nosso vernáculo).
Por acaso, o caçula descobriu um casulo e correu para a casa do cosa nostra e contou o caso pro caseiro que, casulmente, estava cosendo um faltante botão numa casa do seu casaco.

Constatação X (Ah, esse nosso vernáculo).
O pernóstico despótico, agnóstico, no fundo, no fundo era um rústico cáustico.

Constatação XI (Dúvida crucial).
Qual será o montante dos prejuizos financeiro, moral e ético que os políticos dão aos seus respetivos países? Quem souber, por favor, cartas ao e-mail deste assim chamado escriba. Obrigado.

Constatação XII
Na vida se ganha ou se perde. Com o meu Paraná parece que isso não funciona muito bem. Só dá um dos casos...

Constatação XIII (Pretenciosa parceria com o poeta português Fernando Pessoa).
Tudo vale a pena
Quando a alma,
Grande ou pequena,
Não é penada,
Nem desalmada.
É assaz calma.

Constatação XIV (Dúvida crucial).
Será que a afirmação de Abraham Lincoln de que “pode-se enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas não enganar todas as pessoas o tempo todo” foi uma resposta, dirigida aos políticos?

Constatação XV (Dúvida crucial via pseudo-haicai).
Será que no Jardim do Éden,
Os seus moradores ou habitues
Comer maçã ainda não podem?

Constatação XVI
Foi o oriental,
Aquele pentelho,
Num carro muito belo,
Usando anel com um escaravelho
Levou um susto tal
Ao passar no sinal vermelho
Que até ficou amarelo?

Constatação XVII
Eis que o cara grosso, repentino,
Convidou-a pro motel.
Naquele momento virou fino
Tão fino, mas tão fino
Como um papel.


Juca

Nenhum comentário: