sábado, 30 de maio de 2009

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES

Constatação I
Ser idoso é contar a mesma história para a mesma pessoa muitas vezes; ser de meia-idade é a mesma coisa só que, cada vez, perguntar: “Parece que eu já te contei essa história antes, não?”

Constatação II
Ele jurou eterno amor,
Gesticulando com intenso ardor,
Mas ela não se comoveu:
“Só caso com você, ó meu,
Se você tiver um ducado
E eu serei a duquesa
A única das minhas amigas com realeza.
Elas morrerão de inveja.
Vê, então, como planeja”.
Coitado!

Constatação III
Rico faz juras de amor; pobre, é jurado de morte.

Constatação IV
Ela deixou
Meu coração
Esfarelado
E se mandou.
Aí, um anjo bom,
Na forma de um mulherão,
Uma gaúcha,
Muito da feia
Com um nariz torto
Que parecia
Uma bruxa
Quis se deitar
Ao meu lado
E bradou:
“Não tá morto
Quem peleia”.
E me perguntou”
Se eu não ia ligar,
Se eu estava a fim
Pro coração ficar
Novo em folha.
Eu, não tive escolha
Não adiantou
Alegar
Que eu estava em recesso
E que não poderia
Cometer excesso.
Enfim,
Pra não fugir da raia
Atendi-a como se deve
Fui muito de leve
Mesmo me sentindo uma cobaia
Também pra não levar uma vaia.
Afinal, era mais um rabo-de-saia...
Agora ando com um
Coração recauchutado
Que é melhor que nenhum.
Coitado
De mim!

Constatação V (De conselhos muito úteis).
Não se faça de rogado,
Seja mais abusado
Não tenha medo.
Mande um torpedo
Em direção ao umbigo
Do teu inimigo.
Você estará concorrendo
A ficar vendo
O sol nascer quadrado
Bem mais cedo.
E você terá mais folguedo.

Constatação VI
Ele tentou, mas falhou
Aí, não pode cortar a unha do pé.
A barrigona atrapalhou.

Constatação VII
O obcecado solicitou
O ISO 2000.
“Atingi tal desempenho”, alegou.

Constatação VIII (Dúvida crucial via pseudo-haicai).
É um pleonasmo
A expressão boato falso
Que te deixa pasmo?

Constatação IX
“Você é um cara sórdido
Tomara que fique mórbido”,
Ela vociferou
Quando ele chegou
Embriagado
No lar doce lar,
Às 4 horas da madrugada
Com a voz enrolada
A cantar
‘Mamãe eu quero mamar’.
E quando notou
Ela com a vassoura na mão
Perguntou:
-“Vai viajar?
“-“Seu poltrão,
Você comigo tá lascado”.
Levou um safanão
E uma vassourada.
Coitada!
Coitado!
Coitado?

Constatação X (Ah, esse nosso vernáculo ou como ensinar o a, e, i, o, u versejando, preferencialmente, para adultos).
Não por birra
Muito menos por ira
A barra pesa
E não é reza
Quando ela berra:
Você sempre erra
E, num urro:
“Seu burro”.
Ele quase se borra
Com ganas de ir à forra.
Mas como veio da farra,
Se cala. Ainda nela se amarra.

Constatação XI (Desabafo).
Os ex-jogadores de futebol que comentam as partidas de futebol na televisão são todos uns chatos. Assim, data vênia, foi o caso de Gerson, Rivelino, Casagrande, Marcelinho Carioca. Neto, na Band, chega ao desplante de jogar flores em si mesmo, ainda que frisando “modéstia a parte”. Sóbrio é o jogador Falcão que, às vezes, tem um chato transmitindo o jogo... Coitados! De nós, pobres teleespectadores e amantes do assim chamado esporte bretão.

Constatação XII
O corolário
Daquele poema
Atrabiliário*
Era um problema
Só solúvel por teorema
Que não se estuda no primário.
*Atrabiliário = “que ou aquele que vive tomado pela cólera; irascível”. (Houaiss).

Constatação XIII
O individuo,
Às aulas, assíduo,
Por causa do tríduo,
Começou a gazetear,
Os deveres relaxar,
Parou de estudar
E passou a frequentar
O bar
Do lupanar.
Mas que lugar!

Constatação XIV
É muito temeroso
Pedir a mão da namorada
Estando andrajoso?

Constatação XV
Que será que os dirigentes do Paraná têm contra nós, pobres e sofridos torcedores? Quem souber, por favor, cartas, por e-mail para este assim chamado escriba. Obrigado.

Constatação XVI
Deu na mídia que o primeiro ministro da Inglaterra Gordon Brown instou junto ao presidente Barak Obama que se pense uma alternativa de combustível verde. Para o nosso país que já consome tal tipo de combustível seria de bom alvitre que fosse adotado também nesses países e também no nosso o uso de coletes a prova de balas perdidas, ou não...

Constatação XVII (Sem proselitismo, porque todo proselitista é inaguentável).
O vegetariano
Só come vegetais
Todo o ano
Sem proferir ais
E não fica insano
Jamais.

Constatação XVII
Desenho futurista e simbolista é aquele que a gente olha, olha e olha e faz a seguinte pergunta: “Quem é esse artista?”



Juca

Nenhum comentário: