domingo, 20 de setembro de 2009

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES

Constatação I
Em 15 de março de 1998, este assim chamado escriba publicou no jornal O Estado do Paraná, na coluna Rumorejando a seguinte constatação: “O palavrão bem aplicado, igualmente ao jogo de truco, é anti-estressante”. Estava publicando aquilo que efetivamente sente. Eis que os cientistas revelaram agora que o palavrão ajuda a aliviar a dor. Quanto ao truco nada foi revelado. Ainda.

Constatação II
No ano de 2001, os líderes do G-8 (Os sete países mais ricos do mundo + a Rússia), em comunicado conjunto no final de encontro em Genova, afirmaram que iriam incentivar “o aumento da cooperação e solidariedade com os países em desenvolvimento, baseados em principio de responsabilidade mútua, para combate à pobreza e promoção de desenvolvimento sustentável”. Recentemente foi encerrada a reunião do G8 + Rússia e, novamente, o blablablá* e o nhenhenhém** foram a tônica da reunião. E viva “nóis”.
*Blablablá = “1. conversa oca, sem conteúdo; conversa fiada; 2. exposição longa ou série de afirmações, por vezes de cunho mentiroso, de que se lança mão para mascarar o vazio do pensamento, para enganar alguém ou iludir sua vigilância”. (Houaiss).
**Nhenhenhém = “Repetição fastidiosa”. (Houaiss)

Constatação III
Rico compila; pobre, copia.

Constatação IV (De um pseudo-soneto, intitulado: Coitado de mim!).

Durante o feriadão
Fui até a praia
Que decepção
Neca de rabo-de-saia.

Só marmanjo,
Andando de cá pra lá,
Ali não havia anjo
Tava mais pra boitatá.

Dei meia-volta
E voltei pra cidade
Cheio de revolta.

Era praia de nudista
Não havia vontade,
De ver triste vista.

Constatação V
Em 16 de março de 2003 Rumorejando publicou na coluna o seguinte:
“Qualquer que tenha sido o tempo do seu mandato, um ex-senador e seus dependentes terão direito, até o fim da vida, a atendimento médico”. O ex também terá direito a R$10 mil por ano para tratamento dentário. Dúvida crucial: Será que esse pessoal todo não fica com nem um pingo de vergonha de gozar dessas benesses à custa do dinheiro público?” Agora tal excrescência, juntamente com outros fatos, está sendo novamente denunciada pela mídia. Tem gente apostando que, como sempre, vai tudo acabar em pizza. Pena!

Constatação VI
“Data vênia”, como diz um grande amigo advogado, mas “quem quiser conhecer e entender a eternidade basta ter um processo para ser julgado”.

Constatação VII (De diálogos mercantis).
Freguesa: “Este aipim cozinha fácil?”
Feirante: “Em dez minutos ele está tão bem cozido que vai derreter na sua boca”.
Freguesa: “A semana passada o senhor me disse a mesma coisa e depois de cozinhar duas horas, o aipim que o senhor me vendeu estava mal cozido e só a panela foi que derreteu”.

Constatação VIII
Deu na mídia: 'Dor da discriminação ainda é sentida na América', falou o presidente Barak Obama na centésima convenção da Associação Nacional para o Progresso dos Negros (NAACP, na sigla em inglês). Aqui no Brasil também. Lamentavelmente. Data vênia, como dizem nossos juristas, mas Rumorejando acha que todo racista é um filho daquilo. Tenho dito!

Constatação IX
Cada vez que os argentinos ganham do Brasil recebo de um conhecido argentino uma gozação. De nada adianta eu jamais agir que a recíproca seja verdadeira quando o Brasil ou um time brasileiro ganha da Argentina ou de um time deles. Agora com a vitória dos Estudiantes sobre o Cruzeiro foi a mesma coisa. Me deu vontade de tomar um chá-argentino. Não um chimarrão, como a erva-mate, dentro de seus inúmeros nomes é conhecida (chá-mate, chá-do-Paraguai, chá-do-Brasil, chá-dos-jesuítas, chá-das-missões, congonha, congonha-das-missões, congonheira, erva, mate-legítimo, mate-verdadeiro e tantos outros), mas um chá de picadinho de um argentino mesmo...

Constatação X
Segundo o dicionário Houaiss churchilliano é “que lembra o estilo de Sir Winston Churchill de governar, especialmente seu modo de se comunicar com o povo, autoritário e humano ao mesmo tempo”. Nas ditaduras, fica mais difícil da maneira autoritária e humana ao mesmo tempo. Aí, o lado humano vai pras cucuias. Fica só o autoritário principalmente para se manter no cargo por muitos e muitos anos...

Juca

Nenhum comentário: