sábado, 16 de janeiro de 2010

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES

Constatação I (Via pseudohaicai).
O Presidente com seu ar satírico
Baixou um aumentaço
Como sempre, totalmente empírico.

Constatação II (Via pseudohaicai).
Finalmente, desvencilhou-se
Da sogra.
O casamento acabou-se.

Constatação III
E como se atrapalhava o ancião, parado no sinaleiro, olhando para aquela geringonça que alterna as horas e a temperatura: “Estou atrasado. Já são 14 graus e a temperatura é sete e dez”.

Constatação IV
A “torturologia” ou “torturoterapia”, que pretende ser o tratamento para quem foi torturado nos dezessete anos da ditadura de Augusto Pinochet, no Chile, precisa ser adaptada para o tratamento dos aposentados, funcionários públicos, a todos aqueles, enfim a quem a correção concedida, um aumentaço, que foi recentemente dada em nosso país. E, mais uma vez, viva “nóis”.

Constatação V
(Via pseudohaicai).
Logo, logo, sem demora,
Seremos todos induzidos
Ao nosso próprio bota-fora.

Constatação VI
Não se pode confundir pressão com impressão, até porque alguma vez ou outra se escuta no ônibus, na fila, no cinema, etc. “tenho a impressão que estão fazendo pressão no meu bolso para me levar a carteira”...

Constatação VII
Nas minhas pretensões
Um baldaço:
Privações
Devido ao aumentaço.
E das prestações,
Nunca mais me desfaço;
Das minhas ilusões,
O que é que eu faço ?
Agora, serão só senões.
Que embaraço!

Constatação VIII
A globalização é fascista.

Constatação IX
Não se pode confundir vai indo com esvaindo, muito embora do jeito que a previdência vai indo, o infeliz aposentado aqui vai acabar também se esvaindo.

Constatação X
Naquele imemorável concerto, o diálogo musical entre o piano e a orquestra parecia mais um ríspido bate-boca.

Constatação XI
E não esqueça, caro leitor, que no decálogo de um bom diálogo não entra o monólogo.

Constatação XII
Tem gente que não te dá a palavra, monologando o tempo todo e depois sai dizendo por aí que você é um bom papo.

Constatação XIII
Eu apenas te vejo,
E isso me deixa meio tantã,
Catando um ou outro percevejo,
Na minha insônia malsã.

Constatação XIV
Quando o INSS – Instituto Nacional de Seguro Social me mandava o Extrato Trimestral de Benefício com a seguinte mensagem: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, não sei porque mas eu tinha a exata impressão que esse pessoal estava gozando da minha cara...

Constatação XV
Quando o então presidente Boris Yeltsin pediu a cooperação internacional para ajudar a Rússia a eliminar parte das suas reservas de armas químicas que acumulou ao longo do tempo, eu fico matutando: primeiro, desviaram recursos das necessidades básicas do povo russo para construir as armas; depois, necessitam recursos para eliminá-las. O povo russo deve estar dizendo a esta altura do campeonato: spaciba (obrigado) pela atenção a nós dispensada durante todos esses anos.

Constatação XVI
Rico tem disfunção erétil; pobre, é broxa.


DÚVIDAS CRUCIAIS

Dúvida I
Se filho de peixe, peixinho é; filho de “machambomba”, “machambombinha” é ?

Dúvida II
Foi a atriz Camila Pitanga que chorou as pitangas porque não lhe deram uma pitanga ? (Perdão, leitores).

Dúvida III
Fez uma prédica
Pra não pagar a consulta
Pra médica ?

Dúvida IV
Por causa de uma espécie de gente e de seu comportamento, te causa espécie a espécie humana ?

Dúvida V (Via pseudohaicai).
Dá um nó na moleira
De ver reunida
Tanta besteira ?

Dúvida VI
O quadrado é um redondo com arestas e vértices ?

Dúvida VII
O que será que a musa do verão faz no inverno ?

Dúvida VIII
O verão em Curitiba dura quantos minutos mesmo ?

Dúvida IX
A comichão é só agradável em função do lugar onde ocorre e de quem te coça e como se coça ?

Dúvida X
A mamata e a marmota são primas entre si ?

Dúvida XI
Por que será que o governo brasileiro menospreza tanto a inteligência de seus concidadãos quando afirma que os recursos da Saúde serão efetivamente aplicados na Saúde e aplicam em outras ditas “prioridades” ? Ou será que é menosprezo mesmo por nós pobres concidadãos, já que acham que merecemos ser engabelados pelas tradicionais mentiras governamentais ? (Lembram-se do CPMF?)

Dúvida XII
E já que falamos no assunto, quem será que ensinou o governo a dar calote na gente com as suas promessas, quase sempre não cumpridas, embora compridas ?

Dúvida XIII (Mesmo escapando do rebaixamento).
O torcedor do Paraná,
Como eu e tantos mais
Quer saber o que é que há
Com os seus antigos diretores,
Assíduos perdedores,
Como não houve jamais.

Dúvida XIV
Liquidez, para um pistoleiro, é quando é fácil executar o serviço ?

Dúvida XV
Foi o Capitão Gancho que, mais uma vez, quando estava jogando voley, furou a bola ?

Dúvida XVI
Foi a candidata espertalhona que usou, no desfile, espartilho ?

Luca

Nenhum comentário: