quinta-feira, 5 de agosto de 2010

RUMOREJANDO


PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.

Constatação I

-“Pois é. A minha mulher ficou muito desapontada. O tratamento que eu estava fazendo deu certo e não será dessa vez que ela vai se livrar de mim”.
-“Mas afinal, o que foi que ela fez ?”
-“Dessa vez, ela não fez absolutamente nada. Apenas ficou na aguarda do resultado dos meus exames clínicos e de laboratório. Agora, de desgosto, quem vai ter que fazer tratamento é ela”.
-"Ah bom, quer dizer, ah ruim, quer dizer..."

Constatação II

Alguém já falou que “não se pode enganar todos, todo o tempo”. Provavelmente não foi levado em consideração a existência dos políticos...

Constatação III

E como dizia suspirando a jovem liberada para a sua amiga: “Veja só: Jorge Amado pôs, como epígrafe num dos seus livros, que no cais do porto de Salvador estava escrito que não se pode dormir com todas as mulheres do mundo, mas deve-se fazer uma tentativa. Eu já acho que não se pode dormir com todos os homens do mundo. Só que as minhas tentativas têm mostrado que está havendo uma certa escassez de verdadeiros homens na praça”.

Constatação IV

Perdoem a insistência, mas está na hora de eliminar, bem mais, em Curitiba, a indefectível reversão à esquerda.

Constatação V (De ditados adaptados).

Do limão se faz limonada. Que ajuda a sogra a ficar mais azeda ainda.

Constatação VI (Via pseudo-haicai).

Vindo de um cara estulto*,
Não há razão pra ofensa,
De seu grosseiro insulto.
*Estulto = Tolo, imbecil, estúpido.

Constatação VII

A mais espetacular massageada do ego que você pode receber é quando uma mulher, sem proferir uma única palavra, ou mesmo dizendo com todas as letras, deixa bem claro que está a fim da tua pessoa física; a mais espetacular “desmassageada” do ego é idem, idem, que a gente se dá conta que ela está a fim da tua pessoa jurídica.

Constatação VIII (Teoria da relatividade para principiantes).

Na falta de um professor que sabe e saiba transmitir os seus ensinamentos aos seus alunos, é muito melhor um professor que sabe, mas não sabe transmitir do que um professor que não sabe e sabe transmitir.

Constatação IX (Biológica, via pseudo-haicai).

Da mulher, os estrógenos
Provocam no parceiro
Suspiros andrógenos.

Constatação X

No adufe,
Que quer dizer pandeiro,
Bateu
Até que quase
Morreu
De tão cansado.
Aí, se atirou
Num pufe.
E assim sentado,
O pobre sofredor,
Sem dizer uma frase,
Sem cobertor,
Nem travesseiro,
Adormeceu
O carnaval inteiro.
Coitado!

Constatação XI

Nessas propostas anuais do salário mínimo o governo sempre esquece uma coisa: pedir ao pessoal para não fazer extravagâncias com toda essa fortuna que vão receber. Mas, por outro lado (qual lado ?), imperdoavelmente, esquece de recomendar para a turma trazer troco. E viva todos “nóis”.

Constatação XII

E já que falamos no assunto, vale lembrar que há um teto para o funcionalismo e que é baseado neste valor que se discute os outros salários. Quando os estudos de entidades internacionais dizem que no Brasil as distorções salariais são as maiores do mundo, aí tem gente que diz que é ingerência nos assuntos internos do país. Aliás, com a desmatação da Amazônia também os “nacionalistas” dizem quase a mesma coisa: “não querem que nós nos desenvolvamos nossas riquezas naturais”. E, mais uma vez, viva “nóis”.

Constatação XIII (Via pseudo-haicai).

No recesso do lar
Ele(a) pediu
Pra ela(e) não amolar.

Constatação XIV

Conforme pode ser observado pela prezada leitora, na constatação anterior tomou-se o máximo cuidado para não correr o risco de Rumorejando ser acusado de machista, chauvinista, fascista e/ou outros “istas”, o que seria totalmente indevido face a imparcialidade com que a coluna, ao longo de toda a sua existência, vem se apresentando. Obrigado pela atenção.

Constatação XV

Não se deve confundir de chofre, que quer dizer de repente, com de chofer, muito embora, se possa dizer que de chofre a madame apareceu de chofer novo, já que o velho havia se aposentado, após servi-la, lealmente, durante muitos anos. Como os prezados leitores puderam também constatar, ainda existem pessoas que servem durante muitos anos a mesma família de fino trato.

Constatação XVI

Não se trata de despeito, mas eu acho que ganhar o Oscar é sobejamente bem menos gratificante do que ganhar os prêmios europeus, como já aconteceu não só com Central do Brasil, mas também com O pagador de promessa, Eles não usam Black Tie e alguns outros mais. Tenho dito.

Constatação XVII

Pra fazer boa imagem,
A drágea azul teve que tomar.
Mas, precisou de coragem
Para a roupa dela tirar.
“Ora, que bobagem!”,
Ela teve que falar.

Constatação XVIII

Deu na mídia: “Lindsay Lohan saiu da cadeia, mas não é exatamente uma mulher livre. A atriz foi libertada na madrugada de hoje depois de cumprir 14 dos 90 dias da sentença a que fora condenada por violar sua condicional”. Taí uma notícia de transcendental importância para o futuro da Humanidade.

Constatação XIX (De diálogos esclarecedores retificantes sobre os estados sólidos, líquidos e gasosos).

-“Ele comeu todo o capital da sua empresa na bebida”.
-“Então, ele não comeu, ele bebeu...”
-“É. Aí, ele se evaporou”.

Constatação XX

Publicidade na época de São João: “Grandioso baile caipi-country”. Puxa vida, mas até o nosso folclore já está sendo desvirtuado. (Usamos a expressão "puxa vida" porque somos, dentro do possível, bem-educados).

Constatação XXI (Dia dos namorados em Curitiba).

Eu tinha que comprar um presente para minha “frau”.
Ao invés disso, aconteceu de novamente eu adormecer.
Isso para a coitada da minha mulher pegou muito mal
E eu jurei pra ela e pra mim que não iria mais suceder.
Mas o fato se deu numa certa manhã chuvosa e invernal:
Eu e a cidade amanhecemos com preguiça de amanhecer.

Constatação XXII

A aprovação do projeto que impede a venda e o porte de armas faz lembrar o cidadão que quebra o termômetro porque a sua febre teima em não baixar. Assim como quebrar o termômetro não resolve o problema da febre, assim, também, a proibição não vai alterar o porte de armas dos contraventores e da sua existência.

Constatação XXIII

A secretaria executiva do milionário empresário, que controlava, inclusive, suas finanças particulares, recebeu ordens de não mais dar um centavo para o seu filho. Este, que já tinha passado dos 40 sem nunca ter feito absolutamente nada na empresa do pai ou alhures, apenas gastando o dinheiro do “velho” em viagens “de negócios”, quando recebeu a nefasta notícia da boca da secretária começou a argumentar com ela, dizendo que tinha “pendurado” muitos dos seus gastos e que os mesmo teriam que ser saldados. A secretária, uma espécie de patrimônio da empresa, pela confiança adquirida, após tantos anos de serviços leais à empresa, perguntou ao rapaz a razão que ele só vivia “mordendo” o pai, porque nunca trabalhava e fazia todas aquelas dívidas na praça e nas caras viagens ao exterior. E o cara, com a maior idem de pau: “Olhe Da. Maria, eu tenho que fazer jus ao meu sobrenome, na sociedade”.

Constatação XXIV

Não se deve confundir emaciado, que quer dizer, emagrecido; macilento; extenuado com amaciado, muito embora, para tornar o leão da receita federal amaciado, a gente chega a ficar completamente emaciado. A recíproca, não é, necessariamente, verdadeira.

Constatação XXV

E não se deve confundir míngua com mingau, muito embora pareçam aqueles erros que se comete trocando as letras na hora de datilografar ou digitar. E afinal, quem é obrigado a viver à mingua já não come nem o trivial imagine um mingau com aveia e leite, ou com outros ingredientes.

Constatação XXVI (Em certos países, é claro).

O aumento,
Anda tão lento
Que não só por um momento
Parece movido a cata-vento.
Que tormento !

DÚVIDAS CRUCIAIS

Dúvida I

Afinal, o foguete brasileiro foi pro espaço ou foi pro espaço ?

Dúvida II

Foi o jogador de loto que não deu pelota para a Da. Lota só porque estava com a agenda lotada ?

Dúvida III

É o galo,
No terreiro,
Que canta
Porreiro, *
Batuta,
Faceiro
E encanta
O cavalo
Que o escuta
No potreiro ?
*Porreiro = “Muito bonito; lindo”.

Dúvida IV

Existem supermercados que vendem produtos com o rótulo de que eles não contém agrotóxicos, mas por um preço superior aos que contém. Já que se fez “economia” do mencionado “insumo”, não seria o caso de vender o dito cujo mais barato ? Comentários no blog. Obrigado.

Dúvida V

Um riso amargo
Teve que dar
Quando comeu aspargo
Ao invés de caviar ?

Dúvida VI

Antigamente, o Mar Morto
Pela sua salinidade,
Pelo alto teor de sal
Deveria ser um porto
De bacalhau
De boa qualidade ?

Dúvida VII

Se o mundo acabar,
Como estão a preconizar,
Só vai restar
O que não prestar ?

Dúvida VIII (Via pseudo-haicai).

Da maré,
O refluxo
Faz perder o pé ?

Dúvida IX

A tormenta
Da paixão
Influi
Na razão
Que diminui.
Ou aumenta ?

Dúvida X

O ator Edson Celulari, na corrida do seu casamento, foi quem fugiu da raia? (Perdão leitores).

Dúvida XI

Nos dias atuais, ser precavido é andar em carro que resista a tiros de um Magnum 44, a arma de mão mais potente do mundo ?

Dúvida XII

Será que não existe alguém no Brasil que toque música em carrilhão, como existe nos países da Europa ? Já imaginaram um Carinhoso, do mestre Pixinguinha, tocado ao som de carrilhões ?

Dúvida XIII

Depois do curso, ele desfilou no corso, fantasiado de corça ?

Site: www.rimasprimas.com.br
E-mail: josezokner@rimasprimas.com.br







Um comentário:

Marina da Silva disse...

Olá Juca,
Estou adorando seu livro e "rachando os bicos" de tanto rir!kkkk
Descobri que suas rimas primas, dúvidas cruciais, fábulas e constatações ficam no ponto com uma cerveja gelada e mesmo uma vinhada (vinho doce para quem não sabe apreciar e nem é chic com Vinhos, meu caso). Abraço. Marina