quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

RUMOREJANDO

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.

Constatação I
Não é por ser um poliglota,
Falando aquela profusão de idiomas
Que ele deixava de ser um idiota,
Errando nas mais elementares somas.

Constatação II
Não se pode confundir lambança que quer dizer em sentido figurado “tumulto, barulheira, algazarra” com lembrança, muito embora por causa da lambança,cometida na meninice, a gente não tem uma boa lembrança, diante da outra lambança, agora significando “censura, repreensão, recriminação” que a gente levou dos pais e da professora que até dava bolo na palma da mão ou um puxão de orelha. Maus tempos!

Constatação III
Perguntou o filho do obcecado:
-“Pai, o que é desencontro ?”
-“Definir eu não sei, meu filho. Só sei dar exemplo: Se existir uma mulher que não sabe dizer ‘não’ e se não houver alguém que cante ela, isso é um desencontro... Aliás, no jogo do amor jamais me faltou o imprescindível entrosamento”.

Constatação IV (De diálogos esclarecedores).
-“Pimenta no olho dos outros não arde”.
-“Você quer dizer pimenta nos olhos dos outros não arde ?”
-“Não. É olho mesmo. Eu estou me referindo aos reis que tem apenas um olho em terra de cego”. -“Ah, bom! Quer dizer, ah, ruim”.

Constatação V
No jogo de baralho
Ficava totalmente
Impassível.
Parecia um espantalho
Com uma cara ostensivamente
Implausível.

Constatação VI
E já que se fala tanto nessa paixão, chamada futebol, eu acho – data venia, como diriam nossos juristas – que se o time do Brasil tivesse o toque de bola da Holanda, nós seríamos imbatíveis, campeões eternos do mundo, de outras galáxias e de alguns outros torneios menos cotados. Tenho dito!

Constatação VII (Teoria da Relatividade para principiantes).
É muito melhor beijar uma gata, que acabou de lavar os dentes, do que uma senhora gata que acabou de comer um prato na base de alho e cebola.

Constatação VIII
Rico ostenta; pobre só tenta.

Constatação IX (Ah, esse nosso vernáculo).
Ele ficou todo prosa
Porque, com a vizinha gostosa,
Deu uma prosa,
Ou melhor, um dedo de prosa,
Que dizia
Que havia
Escrito um livro de poesia
E um de prosa.

Constatação X
Não se pode confundir coluna com lacuna, até porque quem não tem uma postura ereta, por problemas da coluna, tem uma lacuna no seu porte elegante de andar, sentar, deitar, etc.

Constatação XI (Metereológica).
Em Curitiba, o inverno, a cada ano, surrupia, cada vez mais, alguns dias das três outras estações do ano. A propósito, uma dúvida crucial: É o inverno que costuma vir passar o verão em Curitiba sem que, jamais, o verão venha a passar o inverno nessa cidade ? E será que não vai nunca mais parar de chover, ocasionando mil e um estragos?

Constatação XII
Em certos países, a protuberância do ventre nem sempre indica gravidez. Muitas vezes pode ser barriga-d’água.

Constatação XIII
Não se deve confundir “erre gê”, que quer dizer Registro Geral que você, quando preenche um formulário, tem que pôr o número – até porque quem não tem “erre gê”, oficialmente, não existe e/ou não tem cidadania – com herege, que quer dizer, segundo o Aurelião, “Que professa doutrina contrária ao que foi definido pela Igreja como sendo matéria de fé”, muito embora tenha muito herege que tem “erre gê” e tem muito que não tem, o que, em certos países, dá tudo na mesma.

Constatação XIV
A inadimplência é diretamente proporcional ao salário mínimo, a inveja, ao apelo ao consumismo e inversamente proporcional à fome, a vontade de possuir as coisas, etc.

Constatação XV
Quando ela falou
Que não poderia
Com ele sair,
Pra passear na praça,
Mão com mão,
Pois tinha que cerzir
As meias do irmão
E bordar
Um ponto cruz
Ele logo se tocou,
Na mente espoucou
Uma luz:
Que ela fingia.
E o tal ponto
Não era bem um bordado
Era nenhum,
Era um conto,
Muito mal contado,
Que não se passa
Em tempo algum
No namorado.
Coitado!

Constatação XVI
Quando a mulher, que estava aprendendo a dirigir numa escola para motoristas, toda eufórica, toda excitada, contou que já sabia dar marcha ré e engrenar a primeira, o marido, que não despregara os olhos do jornal, meio distraído, falou: -“Você, então, já tem condições de trabalhar, como manobrista, num estacionamento ?”

Constatação XVII
No fundo, no fundo e também no raso, no raso, o proselitismo é uma falta de respeito, é subestimar o interlocutor.

Constatação XVIII
A boazuda
De renome,
Que tanto gostas
Levou uma mordida
Onde as costas
Mudam de nome
Lá, num canto
Do pajonal*
Enquanto,
Despida,
Desnuda,
Lia despreocupada
O jornal.
Coitada!
* Pajonal = capinzal.

Constatação XIX
Não se pode confundir sustado com assustado, muito embora a gente fique assustado com aquele cheque – que custou para arrancar, daquela dívida do “amigo” a quem, inadevertidamente, um dia, se havia dado o aval e que a gente teve que honrar para não ir ao Seproc –, quando o banco nos avisa que o dito cujo foi sustado por ordem do emitente. Emitente, no caso, é eufemismo de filho..., digo, do tal “amigo”.

Constatação XX
A pesquisa de opinião pública é, de uma certa forma, a fritura dos nossos governantes. Aqueles que têm “desconfiômetro”, deveriam se dar conta e pedir as contas e não dizer que um pacote de medidas sociais poderá reverter os baixos índices, pois é caso de perguntar: por que não tomou providências desde o começo e levar em conta que se São Paulo, por exemplo, tem 2 milhões de desempregados, representando 20 por cento da população economicamente ativa é que algo já devia, há muito tempo, ter sido feito. Em tempo: viva “nóis”.

Constatação XXI
Assim como existe um acordo tácito, não firmado, entre os jornais para não divulgarem suicídios, já que a notícia pode provocar outros suicídios, assim também não se deveria noticiar briga entre gangues, quadrilhas, de adolescentes ou não, principalmente nos Estados Unidos, onde também ocorrem atentados contra escolas e cuja divulgação induz a que sejam cometidos atos semelhantes por aqui, em nosso país. Fica consignada a sugestão a quem de direito.

Constatação XXII
Em 1970, depois que o Brasil já tinha sido tri-campeão do mundo, no México, foi possível constatar que na França, país que, então, nunca havia primado pelo futebol, a pessoa mais conhecida e mais popular entre os franceses era D. Helder Câmara. As notícias sobre o Brasil no Le Monde, um dos principais jornais do país, era sobre a tortura em nosso país.

Constatação XXIII
E, ainda, não se pode confundir com motorista com como turista, muito embora tenha muita gente que se comporta como turista em sua própria casa. Normalmente são essas que só sabem, que acham primordial viver com motorista... A recíproca, para esses imprescindíveis casos, não é necessariamente verdadeira.

Constatação XXIV
O amor, segundo um alto prócer dos meios financeiros, é a transação de corações com financiamento a fundo perdido. Já o amor monogâmico (será que existe amor poligâmico ?) é uma transação de corações com hipoteca única, plena e especial.

Constatação XXV
Com essa mania de valorizar as coisas estrangeiras e/ou desvalorizar as nossas, não se fica sabendo se o gulash é um barreado metido a besta ou o barreado é um gulash proletarizado.

Constatação XXVI
Quem ainda não conhece o CD Consertão com Paulo Moura, Heraldo do Monte, Elomar e Arthur Moreira Lima não sabe das coisas e, provavelmente, só escuta as FM’s. Àquelas que só tocam música estrangeira em detrimento às músicas brasileiras. Tenho dito.

Constatação XXVII
Alguém já imaginou o que aconteceria com a diretoria do meu Paraná se a sua torcida fosse igual ao do, também meu, Corinthians? Quem imaginou, por favor, comentários no blog. Obrigado.

DÚVIDAS CRUCIAIS

Dúvida I (De cozinheiro(a), confeiteiro(a), etc.
Tem sido um empecilho,
Até o presente momento,
Fazer, sem polvilho,
Bolacha de vento ?

Dúvida II
Quando alguém diz: “Aplique na poupança”, é alguém que está orientando o farmacêutico onde aplicar a injeção ou é um entendido em finanças, orientando a uma pessoa que, incrivelmente, nos dias atuais, tem umas economias para aplicar e está pedindo um conselho ?

Dúvida III
Quem que disse que toda brincadeira tem um fundo de verdade, efetivamente, disse a verdade ou apenas se considerava o dono da verdade ?

Dúvida IV (Via pseudo-haicai).
Chupar uma bala,
Sem tirar o papel
Te abala ?

Dúvida V (Via pseudo-haicai).
Foi o descocado*
Que perdeu
O rebolado ?
*Descocado = “Insolente, atrevido, descarado”.

Dúvida VI
Sem pachorra,
Sem manemolência,
A brilhante
Cantora
Foi perdendo a paciência
Da modorra
Do seu acompanhante* ?
*Não ficou claro se era o acompanhante pessoal ou o acompanhante musical. Quem souber, por favor, comentários também no blog.

Dúvida VII
E já que falamos no assunto, será que o meu Paraná não vai nunca mais ganhar uma partida de futebol?

Dúvida VIII
O meu gentil convite
Ela não quis aceitar.
Será que deveria estar
Com tenossinovite* ?
*Tenossinovite = “Patol. Inflamação da bainha de um tendão”.

Dúvida IX
Em sua modesta opinião, prezado leitor, qual das três perguntas atingiria o número maior de respostas: Quantas CPI deveriam ser implantadas no país ? Quantas já deixaram de ser implantadas ? E quantas deixarão de ser implantadas ? Comentários no blog. Obrigado.

Dúvida X
Foi a sardinha
Que falou
Que a tainha
Só fofocou
Picuinha ?

Dúvida XI
É a comadre Sinfrônia, aquela que é um pouco franhosa, digo fanhosa, que não se enfronha em dormir com fronha no travesseiro ?

Dúvida XII
Foi a mulher
Que achou mister
O luar
Ser colhido
Pelo marido –
Aquele com ar
De doido varrido –
Pra ofertá-la
E ela poder
Pôr na sala
De comer,
A sala de jantar,
Para os convidados
Impressionar,
Deixando-os abobados,
Aparvalhados,
Atoleimados ?

Dúvida XIII
O prazo é exíguo
Quando se fala
Do próprio umbigo ?

Dúvida XIV
É o bóia-fria que contribui para nutrir os ricos, outros povos, etc., ou são os ricos, outros povos, etc. que contribuem para desnutrir o bóia-fria ? Comentários no blog. Obrigado.

Dúvida XV
Quem inicialmente não imaginou que a Internet serviria também para difundir vírus, cuja única finalidade é prejudicar os outros, sem dúvida, esqueceu que a Humanidade é aquilo que já estamos cansados de saber ?

Dúvida XVI
Quando tocaram a Dança Ritual do Fogo, de Manoel de Falla, ele apagou ?

Dúvida XVII
O mínimo múltiplo comum não tem, com o máximo divisor comum, nada em comum ?

Dúvida XVIII
Um simples mortal,
Numa certa fase,
Da sua carreira
Tem que saber,
Sem perder
O ritmo,
Resolver
Logaritmo
Na base
Decimal,
Sem fazer
Besteira ?

Dúvida XIX
Perder para os hermanos, mesmo sendo campeão no sub-20, 30, 40, 50 e até o infinito é sempre uma tragédia ?

Dúvida XX
Cornetear nos ouvidos de alguém quer dizer tocar corneta próximo ao seu pavilhão auditivo ?

E-mail: josezokner@rimasprimas.com.br
www.rimasprimas.com.br

2 comentários:

DJALMA FILHO (twitter @djalmafilho68) disse...

Salve, Juca! Como diria você, coitado do teu Paraná Clube...

Juca disse...

Djalma, mano velho.
Coitado de nós que sofremos por causa deste nosso time. [ ]'s Juca.