quarta-feira, 8 de junho de 2011

RUMOREJANDO

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.

Constatação I
E como dizia
O gorducho,
Chamado pela guria
De bucho:
“Eu me maltrato
E é um suicídio
Se eu não comer
Todo esse prato
De macarrão
Com torresmo
E junto não beber
Um vinho tinto.
– E não é pirraça –
Afinal
É só
Glicídio
Somente carboidrato
E eu não sinto
Que me faça
Um mal
Infinito.
A gente tem que ter
De si mesmo
Compaixão,

E comiseração.
Tenho dito!

Constatação II (Ah, esse nosso vernáculo).
O relacionamento daquele casal pandorga estava por um fio tão tênue, tão tênue, mas tão tênue que não dava nem para soltar uma pandorga.

Constatação III
O clima de Curitiba está na base do compadrio. Explica-se: O verão visita o inverno e este retribue a gentileza, visitando o verão. Cada um deles leva junto o outono; a primavera, quase sempre, ambos, esquecem. E haja saúde.

Constatação IV
Esse negócio de circo abandonar os animais, como sempre ocorreu com freqüência, induz que se tome providências, proibindo em todo o mundo para evitar a filhadapu...ce de apresentar números que mostrem nossos assim chamados, hipocritamente, “irmãos irracionais” e onde se pretende ressaltar a coragem do domador. No entanto, para domar os animais, submetendo-os a vontade do domador, são usados métodos de tortura que já deveriam ter sido banidos da terra, ainda mais levando-se em conta o inegável avanço científico e tecnológico da suposta racional Humanidade. Esta, por sua vez, através da maioria de seus componentes, precisava, de uma vez por todas, tomar uma vacina que a preservasse de ser filho da p, digo, filho grato da natureza.

Constatação V
Com relação à lamentável constatação anterior, também se enquadra na classificação nada laudatória aos seus familiares os empresários que não investem em filtros anti-poluentes, bacias de decantação para tratamento de águas contaminadas se igualando também na nomenclatura banqueiros que não se importam que as pessoas mofam nas filas por não colocarem mais caixas e... assim por diante. Tenho dito, assino em baixo e se preciso for, reconheço a firma em cartório.

Constatação VI
Não se pode confundir lépido no sentido de ligeiro, lesto, ágil com tépido no sentido de que tem pouco calor, morno, tíbio, até porque quem tem pressa come cru e também corre o risco da comida não cozinhar, assar, fritar e esquentar devidamente (pobre diz devidamente; rico “comme il faut”).

Constatação VII
Rico vende no crediário; pobre compra à prestação.

Constatação VIII
A fim de não suscitar desavenças com a minha mulher e minha sogra e a quem mais interessar possa, comunico que o exemplo citado no Aurelião do significado da palavra “mulherengo” nada tem a ver com este assim chamado escriba. Lá está escrito: “O Juca é muito mulherengo, demais. Ele é doente por mulher”. (Nelson Rodrigues, 100 contos escolhidos. A vida como ela é II pg 49). Na verdade, já que falamos em mulher sou, dentre outros complementos, um grande admirador, comportado, do sexo feminino. Apenas isso...

Constatação IX
Rico segue a lei. Àquela, a do menor esforço. Pobre é preguiçoso.

Constatação X (De uma dúvida crucial).
Tá certo que se você escreve um livro, você bota pra fora os teus demônios, evitando assim a necessidade de pagar um psicanalista. Mas como é que se dá um jeito pra botar pra fora o demônio que não te deixa escrever ?

Constatação XI
Era um cara tão chato, tão chato, mas tão chato que até o seu anjo de guarda não agüentava as suas – dele – chatices.

Constatação XII
Deu na mídia: “Pesquisas indicam que o tamanho médio de penis no Brasil é de 14cm.” Taí uma notícia de transcendental importância para o futuro da Humanidade... Na verdade, ela seria de transcendental importância se o seu tamanho fosse igual ou menor que zero, já que a população brasileira iria, fatalmente, diminuir, aumentando a renda per capita do país para alegria dos economistas, políticos, demagogos e ufanistas...

Constatação XIII
E como narrava o conquistador: “Aí, eu consegui desabotoar o indefectível fecho do sutiã dela, que estava hermeticamente cerrado por uma espécie duma tranca que eu posso comparar, com conhecimento de causa, às fechaduras dos cintos de castidade da época medieval e que, nos dias de hoje, ainda se encontra eufemisticamente ou não, por aí...”

Constatação XIV
Em certos países, o atendimento dos nascimentos não deveria se limitar somente à criança e, eventualmente, à gestante. O atendimento deveria se estender, também, ao pré-natal e ao pré-pré-natal, isto é desde o seu – delas, gestantes – nascimento...

Constatação XV
Não se pode confundir escanear (do inglês scanning) com sacanear (do português sacanear mesmo), muito embora tenha muita gente que aprecia em escanear sua própria foto em trajes inexistentes para colocar na Internet só para sacanear o seu cônjuge. A recíproca para tais assuntos ligados à informática, salvo melhor juízo, não é verdadeira.

Constatação XVI
O salário mínimo é a concessão de um mínimo, quando este mínimo, mal como o mínimo anterior são minimamente suficiente para não se sobreviver. Tenho dito.

Constatação XVII
E não se pode confundir assistência com insistência, até porque não adianta insistência para uma melhor assistência das autoridades competentes, como, por exemplo, na área de Educação e Saúde.

Constatação XVIII
E como dizia aquele paranista sofredor: “Até a alegria de nós amantes do futebol vocês – cartolas, dirigentes, patrocinadores – estão nos tirando ?”

Constatação XIX
Rico conta fatos assombrosos; pobre, duvidosos.

Constatação XX
E, ainda, não se pode confundir excitação com hesitação, até porque se você tiver uma hesitação na hora da excitação arrisca você ser mandado pentear macacos, catar piolhos e outros epítetos menos votados do reino animal. Aí, já que estamos falando em zoologia, a vaca irá, sem dúvida e sem volta, pro brejo.

Constatação XXI
Deu na mídia na época das férias: “O Ministério das Relações Exteriores da Argentina recomendou aos milhares de turistas argentinos que viajam para Florianópolis (SC) que não utilizem a estrada de noite e, muito menos, de madrugada, devido ao grande número de assaltos. Também recomenda que redobrem a atenção nas casas alugadas por temporada, trancando portas e janelas, não deixando objetos de valor e guardando os documentos”. As autoridades argentinas não esclareceram se a recomendação também é válida para os moradores locais e os eventuais ou não turistas brasileiros...

Constatação XXII
Não se pode confundir requentado com requintado, até porque um café requentado, por exemplo, não é nada requintado. Por outro lado (qual lado?), essa história que inventaram para que um político possa se candidatar para mais um período de gestão, a reeleição é sabido que o segundo mandato será como café requentado e seu governo não será requintado o que não impede que o mesmo tenha acontecido ainda no seu primeiro governo...

Constatação XXIII
Deu na mídia, depois da derrota do meu Paraná para o time do Americana: “Já o técnico Ricardo Pinto, apesar do discurso otimista nas entrevistas, ainda não conseguiu extrair o que há de melhor há no atual elenco”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando, com todo respeito ao técnico Ricardo Pinto, acha que a frase estaria mais realista se contivesse “não conseguiu extrair o que há de menos pior no atual elenco”...

Constatação XXIV
E já que falamos em Pinto e no meu time Paraná creio que existe, em alguns casos, certa semelhança entre ambos. Explica-se: quando não há tesão o ataque não consegue a penetração para atingir os seus objetivos.

Constatação XXV
Deu na mídia: “MEC gasta R$ 13 milhões com livros para ‘ensinar’ 10 – 7 = 4”. A mídia, como sempre, esqueceu de fazer um adendo e uma proclamação o que é, também como sempre, imperdoável: Viva “nóis”.

Constatação XXVI
De acordo com a sabedoria popular, a maçã não cai longe da árvore. Isso quer dizer que foi muito bom que o candidato nacionalista Ollanta Humala venceu as eleições presidenciais realizadas neste dia 5 próximo passado no Peru, vencendo a candidata Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori de não saudosa memória.

DÚVIDAS CRUCIAIS (VIA PSEUDO-HAICAIS).

Dúvida I
É muita passividade
Deixar de fazer a corte pra tua gata
Num esquema de sucessiva proximidade ?

Dúvida II
É excesso de didática
Conseguir ensinar uma criança
A eterna difícil matemática ?

Dúvida III
É muita perplexidade
Encontrar, hoje em dia,
Quem faz votos de castidade ?

Dúvida IV
Foi nada mais que um mero casuísmo
O ministro, com ar doutoral, discorrer
Seu ponto de vista na base do “achismo” ?

Dúvida V
É ser muito sofista
Argumentar sem razão
Sobre calos com o calista ?

Dúvida VI
De espírito, é muita presença
Pra não receber a sogra
Alegar contagiosa doença ?

Dúvida VII
Das montadoras, o “recall”
Ainda não foi possível
Colocar uma pá de cal ?

Dúvida VIII
É muita boataria
Dizer que o João não tá sendo
Corneado pela Maria ?

Dúvida IX
Faz parte do rol das decadências,
Numa festa, ao invés duma saudação
Dizer: “Minhas condolências” ?

Dúvida X
É muita rotina
Dizer pra mulher que fez serão
Quando se chega às 6 da “matina” ?

Dúvida XI
Foi um baita ululo,
Da torcida, o gol contra
De sem pulo ?

Dúvida XII
É muita mamata
Com determinados salários
Ter no jardim uma cascata ?

Dúvida XIII
É excesso de conquista
Fazer versos pra ela
Qual um repentista ?

Dúvida XIV
Você fica martirizada
Se a visita não for embora
Lá pelas três da madrugada ?

Dúvida XV
É falta de civilidade
Exigir bom desempenho
De quem já está na 3ª Idade ?

Dúvida XVI
É muita autenticidade
Andar com as calças como o Cantinflas
Seja no campo ou na cidade ?

Dúvida XVII
É muita serenidade
Ver altos aumentos pra alguns
E outros passando necessidade ?

Dúvida XVIII
O apoio à Presidente
Pelo PMDB será que é
Que nem dor de dente?

Dúvida XIX
Somente desnudo,
Em frente ao espelho,
Que vê certa parte o barrigudo?

Dúvida XX
Da invicta, foi o atrevido
Que arrancou um beijo
Com um baita estalido?

Dúvida XXI
É broca
Ficar um “veio”
Coroca?

Dúvida XXII
Um grande trunfo
Do governo Dilma Roussef
Seria acabar com o chuncho?

Dúvida XXIII
É muita decadência
Ter problemas
Com a incontinência?

Dúvida XXIV
É muita intransigência
Não abrir mão de ser chamado
De Vossa Magnificência?

Dúvida XXV
Palocci foi mandado embora.
O que será de nós
Agora?

E-mail: josezokner@rimasprimas.com.br
www.rimasprimas.com.br

4 comentários:

Adriana Antunes Polak disse...

Estou sem fala! Amei seu blog - suas palavras...

Mil bjos.

Anônimo disse...

Grande Juca!

passei por aqui para dar um alo!

Ate amanha meu caro amigo!

Abraço, Joao Paulo (vc ja sabe o que vou escrever....)

Juca disse...

Obrigado, Adriana.

Juca disse...

Sei, não, Anônimo.