quarta-feira, 17 de agosto de 2011

RUMOREJANDO

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.

Constatação I
Não é por nada não, mas a “top model” Gisela Bundchen deveria em umas fotos – e em outras também – acrescentar ao seu sobrenome Peitchen, lembrando que ‘chen’, em alemão, quer dizer bonito e que o seu real sobrenome está absolutamente consentâneo com a realidade. Tenho dito !

Constatação II
O nosso grande poeta Vinicius de Moraes, chamado carinhosamente de “Poetinha” quando escutou as letras das canções do compositor Adoniram Barbosa (“nóis fumo e não encontramo ninguém”, etc.) ficou horrorizado e deitou falação, criticando os erros de português. Creio que o autor do antológico “Receita de Mulher” não deve ter captado na hora o estado da alma desse paulista genial que retratou o aspecto social duma época que a toda velocidade evoluía, como sempre foi o caso da cidade de São Paulo. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que deve ter sido ou um “lapsus linguae” do “Poetinha”, parceiro de Baden Powell, Tom Jobim e de tantos outros ou mau-caratismo, mesmo, pois quando adido cultural do Brasil na França, aconselhou ao júri do Festival de Cannes, em 1954, que não concedesse boas notas ao filme O canto do mar, do cineasta Alberto Cavalcanti, por considerá-lo comunista pelas autoridades brasileiras de então...

Constatação III
Quando eu conta me dei,
Ela já havia partido.
Me senti completamente aturdido
De tanto que me “ensaudadei”.

Constatação IV (Meio excessiva no uso do verbo pegar).
Pegou a prancha pra pegar a onda, na esperança de impressionar e pegar alguma mina. Não pegou bulhufas, nem onda, nem mina. Aliás, pegou um baita resfriado. Coitado!

Constatação V (Ah, esse nosso vernáculo).
Eu me acordo que eu acordei, naquele dia, com os acordes de um acordeão.

Constatação VI
Minha terra tem palmeira
Onde canta o sabiá
Administração
E corrupção
Sem eira nem beira
Que parece que nunca vai se “acabá”.

Constatação VII
Encher
De ar
O pulmão
Pode fazer
Bem.
Mal,
Também.

Se
Me
Compreende:
Depende
O que
Você
Respirar.
Enfim,
Do grau
Da poluição.
Fim!

Constatação VIII
Rico não precisa pedir permissão; pobre, tem má educação.

Constatação IX
Quando aquele torcedor do Paraná leu a manchete que a nota da dívida dos Estados Unidos foi rebaixada ponderou: “Se até a maior potência do Planeta foi rebaixada então não é tão grave que o meu time esteja disputando a Segundona”.

Constatação X
Com essa tradição de Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI acabar em pizza, Rumorejando sugere que se mude o significado do nome para Comissão Parlamentar Inócua o que permitirá que, pelo menos, a, digamos, sigla “CPI” seja mantida.

Constatação XI
E já que falamos no assunto, em certos países, os escândalos na área de governo, quando a oposição consegue assinaturas suficientes, suscitam uma CPI. No entanto, o que parecia um ato de resgate da moralidade pública passa a ser um aliado na base de “mordida de cobra se cura com veneno de cobra”. Explica-se: Aquela CPI que iria redundar em esclarecimentos de quem colocou a mão no jarro e coisas desse jaez é substituída por outra CPI, para esvaziar e neutralizar a CPI anterior e assim sucessivamente “per saecula saeculorum” e/ou “ad vitae aeternam”...

Constatação XII
Rico é didático; pobre mete a colher torta.

Constatação XIII (De uma dúvida crucial).
Quando o assim chamado Estado de Direito não pune, ou abranda a pena de malfeitores, ele está, em última e primeira análise, condenando também à morte indefesos cidadãos? Por favor, comentários no blog. Obrigado.

Constatação XIV
Rico tem fadiga; pobre vive cansado.

Constatação XV
Deu na mídia: “O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, acha que, com a crise que o derrubou do Ministério da Defesa, Nelson Jobim se torna ‘um nomão’ para disputar a eleição presidencial em 2014 pelo PMDB. Jefferson também diz não acreditar que seu PTB consiga viabilizar um nome para tentar a Presidência”. E emenda: “Eu gostaria que o Collor disputasse, mas ele não se anima. Quer ficar senador. Já disse a ele: A hora que você quiser, é seu”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que o presidente Roberto Jefferson, que esteve envolvido com o mensalão, proferiu palavras muito importantes para o futuro da Humanidade, ou melhor dizendo para o desfuturo, digo, para a salvação do nosso país. As sugestões do presidente do PTB, como Teoria da Relatividade para principiantes, talvez, podem ser comparadas com o gol salvador de falta do Branco contra a Holanda quando o Brasil foi campeão daquela Copa do Mundo ou a contusão salvadora do jogador Emerson, dando lugar ao paranaense Cleberson, cuja entrada deu outra conotacão ao time, também resultando na vitória do Brasil em mais uma Copa, Esses sim se constituíram em fatos bem mais importantes para o país... A propósito será que o senhor Roberto jefferson já prestou contas de 4 milhões de reais que, segundo a mídia divulgou, ele havia recebido numa época de eleições?

Constatação XVI (Ah esse nosso vernáculo).
O baixote disse em voz baixa pra mulher uma baixeza: “Não adianta me baixar. Não vou comprar nenhuma baixela agora. To em baixa com os meus baixos rendimentos”. Que baixaria!

Constatação XVII
Quando se esquenta água para fazer um café ou um chimarrão é aconselhável pelos entendidos que se use a água quando a chaleira começa a chiar e não deixá-la ferver, pois poderá queimar a erva ou a rubiácea. Em Curitiba, minha cidade, se por um caso a gente, por alguma razão como distração ou por esquecimento a gente deixar ferver, não é grave porque rapidamente com o clima curitibano ela logo perde calor. Aliás, as 4 Estações, de autoria do padre Antonio Lucio Vivaldi, deverão ser reduzidas, cá na terra, a apenas uma: O Inverno...

Constatação XVIII
E como elucubrava aquele cabo eleitoral se referindo ao seu candidato, depois de ter trabalhado arduamente para ele, a fim de arregimentar votos e não haver recebido o que havia sido conveniado e, pior, estava difícil receber o saldo remanescente, pois havia sido pago somente uma pequena parcela: “Ele, sem dúvida, é um filho daquilo, mas convenhamos tem gente muito mais filho daquilo do que ele”...

Constatação XIX (Ah, esse nosso vernáculo).
E como classificava aquele amigo que era de Esquerda: “Ele é um cara de Direita, mas é um cara direito”.

DÚVIDAS CRUCIAIS VIA PSEUDO-HAICAIS

Dúvida I
Depois de uma lipoaspiração
Que ela fez também nas nádegas
Ela casou com um bundão*?
*Perdão novamente, caros leitores. Essa aí, deveria - data vênia, é claro - escolher melhor o seu companheiro, "para os bons e maus momentos", "até que a morte os separe", etc.

Dúvida II
Era um perna de pau
O pirata que jogava
No campeonato nacional?

Dúvida III
Depois da quinta dose
Ele achou que o problema
Era uma questão de artrose?

Dúvida IV
É muita insensatez
Sem uma justificativa
Tomar cinco viagra de uma vez?

Dúvida V
A tão decantada rivalidade
Entre o Brasil e a Argentina
É apenas questão de vaidade ?

Dúvida VI
É muita tristeza
Ter que ouvir que futebol
É uma caixinha de surpresa ?

Dúvida VII
Ou, pro próximo jogo, ninguém esqueça
Que, “eu e meus companheiros,
Vamos ter que levantar a cabeça” ?

Dúvida VIII
É muita lamúria
Dizer que no governo
Só existe incúria ?

Dúvida IX
Será que não existe
Alguém pra dizer a certos
Governantes: “Vê se você desiste” ?

Dúvida X
É falta de respeito
Fazer a gata ruborizar *
Deixando-a meio sem jeito ?
Por mais incrível que possa parecer, ainda tem gatas que ficam ruborizadas. Na verdade, são remanescentes, mas que ainda tem lá isso tem...

Dúvida XI
Ganhar no jogo de truco,
Deste assim chamado escriba,
Só se for a base do trabuco * ?
* Perdão, uma vez mais, prezados leitores, a aparente imodéstia, mas duvido e, ainda, faço pouco...

Dúvida XII
Quando o time do Santos
Leva uma tunda como levou do Palmeiras
Os anjos ficam todos em prantos?

Dúvida XIII
-“Daquela bebida com lúpulo
Tomou meia-dúzia, pelo menos”.
-“E a mulher não achou falta de escrúpulo?”

Dúvida XIV
Será que algum dia
Terminarão as fraudes?
Ou jamais. Apenas é boataria?

Dúvida XV
Emagrecer correndo
É pura balela
Já que é um método horrendo?

Dúvida XVI
É melhor perder no amistoso
Do que nos jogos oficiais
Pois é menos vexaminoso?

Dúvida XVII
E já que falamos no assunto,
A seleção brasileira tem um conjunto
Desconjuntado, bestunto?

Dúvida XVIII
Quem se nega a fazer
O teste do bafômetro
É por medo, por amarelecer?

Dúvida XIX
Casar com viúva rica
É muito recomendável desde que
Ela não seja uma jaguatirica?
E-mail: josezokner@rimasprimas.com.br
www.rimasprimas.com.br

Nenhum comentário: