quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

RUMOREJANDO

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.

Constatação I
Deu na mídia: “Embora pesquisas apontem quedas sucessivas na desigualdade de renda no Brasil, dados do Censo 2010 divulgados mostram que os 10% mais ricos no País têm renda média mensal 39 vezes maior que a dos 10% mais pobres. Ou seja, um brasileiro que está na faixa mais pobre da população teria que reunir tudo o que ganha durante três anos e três meses para chegar à renda média mensal de um integrante do grupo mais rico (R$ 5.345,22)”. Se acrescentarmos a esta execrável, odiosa, detestável notícia a explicação, também execrável, abominável, censurável do ex-Ministro do Trabalho (atentem: do Trabalho), Carlos Lupi de que ele tem problema de memória (Rico ou ministro tem problema de memória; pobre é mentiroso) teremos de ouvir todos, ricos civis e políticos de modo geral cantarem o epinício* do dever** não cumprido. Viva “nóis”, no presente caso, é uma obviedade, um axioma, uma verdade por si mesma. Portanto, não necessita ser explicitado. Vige!
*Epinício = Hino triunfal; poema ou cântico feito para comemorar uma vitória ou qualquer obra em que se manifesta o regozijo por um acontecimento.
**Dever = obrigação de natureza moral (Houaiss).

Constatação II
Rico é opiniático; pobre, é palpiteiro.

Constatação III
A planta marcela, da qual se faz chá para curar dores estomacais, normalmente no Rio Grande do Sul, também é colhida na Sexta-Feira Santa. Rumorejando foi presenteado, pelo grande Amigo Jose Marfil com um pacote de erva-mate agro ecológica, oriunda de São João do Triunfo que fica no meu estado do Paraná. Nela está escrito: “Sabor Intenso”. “Produzida em antigo sistema de barbaquá*. Erval sombreado, colhido em Lua Minguante de Inverno”. Obrigado, Marfil, pela oferta e pela oportunidade de aprender algo que desconhecia, dentre tantos desconhecimentos, para não dizer ignorância (Rico desconhece; pobre, é ignorante), que é a tal colheita “em lua minguante de inverno”. Ainda que seja de transcendental importância para o futuro da Humanidade, comunico, para o seu conhecimento, Marfil, que já sorvi prazerosamente um chimarrão com a tal erva. Obrigado, mais uma vez, mano velho!
*Barbaquá =  substantivo masculino
Regionalismo: Sul do Brasil.
Forno usado para secar a erva-mate, cujo calor é transmitido ao carijo** por meio de condutores.
**Carijo =  substantivo masculino
Regionalismo: Sul do Brasil.
Armação de varas ou jirau onde são dispostos os ramos da erva-mate, para que sejam dessecados pelo calor do barbaquá (Houaiss).

Constatação IV
E como se comunicava o obcecado para o outro obcecado: “Li, há pouco, um artigo de Jean Galard "Como o nu apareceu na pintura", na revista Discurso, N. 39, do Departamento. de Filosofia da USP. Excelente! Apenas uma citação, para deixá-lo com água na boca:
"O Nu atrai o toque e o desafia. Por entre os esplendores expostos à vista e como que encenados, ou cotejados, numerosas pinturas em movimento dão a sensação do contato da pele, a impressão da carne resvalada ou agarrada. As curvas do Nu, seus volumes, pedem a mão". Contestou o outro obcecado: “Boa definição, mas muito teórico e, pintura, indubitavelmente é algo totalmente impalpável, incorpóreo, etéreo, intangível”.

Constatação V
Deu na mídia, mais precisamente no jornal Gazeta do Povo: “Paraná e outros cinco times lutaram para escapar da Terceira Divisão. Tricolor, à época, estava a dois pontos da ZR”. O meu pobre time, o Paraná, ultimamente, só fez festa quando se manteve onde estava. Coitado!

Constatação VI
Não se pode confundir polígono regular, que quer dizer “o que tem todos os lados e todos os ângulos iguais” com polígamo regular, que quer dizer “aquele que tem mais de um cônjuge ao mesmo tempo”, até porque esse último deve ser totalmente irregular, totalmente “psicado”, por ter várias sogras ao mesmo tempo.

Constatação VII
Do jeito que as coisa estão transcorrendo, logo, logo vão entregar, nesse dissonante* esquema da globalização, até o ar que respiramos...
* Utilizamos o adjetivo dissonante porque somos gente bem educada...

Constatação VIII
Com essa história de ter que tomar chimarrão com água mineral, por causa do cheiro e gosto da água da Sanepar, pode-se inferir – o que, absolutamente, não é o caso desse assim chamado escriba – que: Rico toma chimarrão com água mineral; pobre, com água da Sanepar de Curitiba.

Constatação IX
Deu, recentemente, na mídia: “Deputados de Minas ganham cerca de R$ 59 mil por mês”. A mídia precisa tomar, urgente, um remédio para avivar a memória porque esqueceu – o que é imperdoável – de acrescentar: Viva “nóis”. (Já imaginaram se, no Brasil, o povo tivesse a mesma reação que os nossos “hermanos argentinos estão tendo em relação aos corruptos e aproveitadores do país vizinho ? E, pasmem, tramitou, na calada da noite e foi aprovado, em nosso país, a proposta de pagar o 13º salário para os deputados aposentados que fazem parte da previdência parlamentar, àquela que aposenta com apenas 8 anos de legislatura).

Constatação X
E já que falamos no assunto, dá para constatar que o orgulho dos nossos “hermanos” argentinos fica, a cada dia que passa, cada vez mais ferido. O nosso também. Só que a gente, como um país com uma população cordial, como sempre é apregoado, já se acostumou...

Constatação XI (Via pseudo-haicai).
O meu Paraná foi classificado
Para disputar a segundona regional.
Haja coração. Coitado*!
*Não ficou claro se o “coitado” se refere ao time Paraná ou ao pobre do torcedor, ou ainda, aos dois.

Constatação XII (De uma “poesia”, dedicada aos banqueiros, cujos bancos apresentam a cada trimestre lucros pornográficos e pagam uma alíquota do imposto de renda menor do que a extorquida classe média).
Tá certo
Que a propaganda
É a alma
Do negócio
E que induz,
Com “crédito aberto
No mesmo momento,
No mesmo instante”
Você ir pro céu.
Mas ela também
Te conduz,
Qual um beócio,
A você vender
A tua alma
Ao obter um bem.
Daqui a pouco,
Você vira réu,
São só senões:
Teu caixa desanda
Com o vencimento
Das prestações
Ao você ver
Que não é possível.
Não é factível
Pagar,
Saldar,
Quitar
Com um juro escorchante
E você se vê louco
Já que tua calma
Vai pro beleléu.

Constatação XIII
Deu na mídia: “Apesar da melhoria nos indicadores, a expectativa de vida no Brasil ainda é inferior a de todos os países da América do Sul, com exceção da Bolívia”. O Japão, que tem o melhor indicador, tem expectativa de mais de 80 anos. Em todos os países do mundo, as mulheres vivem mais que os homens. Será que a razão disso são as próprias mulheres que tratam de se livrar dos seus cônjuges ? Quem souber a resposta, por favor, etc. Obrigado.

Constatação XIV
Com tanta festança,
Com tanta comilança,
Ele criou uma pança.
Um dia, o filho aguardando
Na saída da escola, sentado
Num canto, lendo a esmo,
Veio uma funcionária e perguntou:
O senhor está esperando
Alguma criança ?”
E ele, chateadíssimo, contestou:
“Não. Eu sou gordo assim mesmo”.
Coitado!

Constatação XV
A mídia, todo ano, noticia onde que as personalidades, os famosos, passam o Natal e a virada do ano. Taí mais uma notícia que é de transcendental importância para o futuro da Humanidade...

Constatação XVI (De uma dúvida crucial).
Caranguejo, quando dá uma ré, ele anda pra frente ?

Constatação XVII
Exatamente, há 10 anos atrás, ou seja, em 2001, a mineira Maria Zeferina Baldaia, ex-bóia-fria, venceu a prova feminina da Corrida de São Silvestre, dia 31 de dezembro, em São Paulo. Como bóia-fria, foi cortadora de cana-de-açúcar. Foi o começo de vitórias de pessoas que sempre, desde cedo, trabalharam pesado na lavoura, ou como entregadores, ou como garis e assim por diante. O prezado leitor já imaginou quantas inteligências excepcionais, quantos atletas, quantos talentos em vários setores se perdem em nosso país por falta de oportunidade ? Quem souber a resposta, por favor, comentários no blog. Obrigado.

Constatação XVIII
Deu no Estadão: "A classe média dos países emergentes deseja que os frutos do crescimento econômico dos últimos anos sejam compartilhados, afirma a OCDE. À medida que a classe média dos países emergentes se compara cada vez mais à das economias avançadas, podemos esperar mudanças em seus hábitos de consumo e demandas por serviços de qualidade, diz a organização, que cita a educação, a saúde e maior proteção social”. Dúvida crucial: Será que a nova classe média que ascendeu em nosso país, ao contrário da já existente, saberá reivindicar, enfaticamente, serviços de qualidade e obter atendimento dos governantes? Quem souber, como nós, a elementar e óbvia resposta não necessita fazer comentários no blog.

Constatação XIX
Rico tem a resposta na ponta da língua; pobre, engole em seco.

Constatação XX (De conselhos úteis. De nada!).
Se a tua namorada tem crises de TPM não fique chateado com o fato nem mude de parceira. Vá tomar uma cerveja com os amigos. É o que se poderá chamar de desunir temporariamente o inútil e unir o necessário.

DÚVIDAS CRUCIAIS (VIA PSEUDO-HAICAIS).

Dúvida I
É uma grande virtude
Saber qual a diferença
Entre latitude e longitude ?

Dúvida II
Acha o máximo, até demais,
O governo, estipular o novo Salário
Mínimo pouco acima dos 545 reais ?

Dúvida III
Será que a tradicional patifaria,
Levantada em eventual CPI
Continuará acabando em pizzaria ?

Dúvida IV
Dá lá e toma cá
É a mesma coisa
Que dá lá e toma lá ?

Dúvida V
Por ser caloteiro,
Rico não paga as contas ?
Pobre, por não ter dinheiro ?

Dúvida VI
Não previu a cartomante
Que seu marido
Tinha u’a amante* ?
* Ter amante é uma coisa tão antiga – basta ver, na Bíblia, o que o patriarca Abraão fez com a Agar, por exemplo – que, “uma amante”, foi escrito como se escrevia já naqueles tempos...

Dúvida VII
País que pede assistência financeira,
Como vem acontecendo ultimamente,
Gastou mais que deveria, fazendo asneira?

Dúvida VIII
Quando a crise atinge até o Japão
Isso se deve a que lá, naquele país
Não há controle da Administração?

Dúvida IX
Será que foi por causa daquele mulherão
Que o presidente da França passou
A ter de novo uma substancial aprovação?

Dúvida X
Morrer foi triste sina
Ou foi por comer
O pastel da esquina?

E-mail: josezokner@rimasprimas.com.br
www.rimasprimas.com.br

3 comentários:

Marina da Silva disse...

Adorei! Sobre a TPM: homem também tem e não tem...controle sobre ela; daí sobreviverem menos que elas (as muié). E a recíproca é verdadeira aqui em casa, se o macho tá "tepemizado" mando ele pru futebol e vou tomar umas "cervas" no boteco ali do lado! rsrsrsrs
TPM e menopausa de macho...Salve-nos nossa senhora dos tampax!

Osvaldo Rosolen-FARTURA-SP disse...

Minha DÚVIDA CRUEL:
PÃO DE QUEIJO ou
BOLINHO DE POLVILHO?

DJALMA FILHO (twitter @djalmafilho68) disse...

Amigo Juca, escrevo para contar que a Marion leu o Rumorejando com o já costumeiro gosto. Abraço.