quarta-feira, 28 de agosto de 2013

RUMOREJANDO


PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I
Deu na mídia: “O Ministério da Educação está preparando a criação de centros de atendimento para alunos com altas habilidades, os chamados superdotados. A intenção é ter um centro em cada Estado para ajudar na formação e desenvolvimento do potencial dessas crianças”. O prezado leitor consegue imaginar quantos talentos o país já perdeu por falta desses centros? Quem souber, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação II
Quando a mais recente companheira do obcecado, conquistador barato, pediu a ele para fechar o zíper que ficava nas costas do seu vestido, ele respondeu: “Tudo bem. Mas a minha especialidade não é fechar. É abrir”.
Constatação III
Deu, certa vez, na mídia: “EUA capturam 10.000 fugitivos em uma semana, representando apenas 1% dos que estão sendo procurados, ou seja, 1 milhão. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que a maior potência do Planeta deveria ir para o Guiness Book de recordes.
Constatação IV
Deu, certa outra vez, na mídia: “Porto Alegre faz mutirão de cirurgias para atender quatro mil que estavam na fila do SUS desde 2000”. Dúvida crucial: Por que será que deixaram, dessa vez, acumular tão pouca gente, já que não é o usual? Quem souber a resposta, mesmo não sendo gaúcho, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação V
E como ensinava aos seus alunos, durante uma aula aquele Chefe de Cozinha famoso: “O sucesso de uma cozinha também está na boa qualidade dos produtos e ingredientes. Vejam bem, repolho cozido, muito tempo na geladeira vira chucrute, pois azeda. E, também, não esqueçam, a recíproca não é verdadeira, já que chucrute muito tempo na geladeira não vira repolho cozido e, claro, muito menos ficará cru”.
Constatação VI (De diálogos meio confusos).
E como indagava a recepcionista do hotel ao hóspede, enquanto preenchia a ficha de entrada: “E sua mulher também é de meia-idade?” Respondia o hóspede: “Não. Ela é de idade inteira. Ela fez aniversário na semana passada”.
Constatação VII
Não se pode confundir destino com desatino, muito embora o desatino dos nossos governantes já está consagrado, desde a época do descobrimento do Brasil até os nossos dias, portanto pelo costume, como nosso triste destino. A recíproca não é necessariamente verdadeira. Ela depende do tipo de desatino de cada um.
Constatação VIII (Poeminha para ser recitado independente se é ou não o nosso time que bate melhor).
Ver quem é o campeão
Na base dos pênaltis
Faz mal para o coração
E só não se morre por um triz.
Constatação IX (Passível de mal-entendido).
Ele tinha várias passagens pela polícia. É que ia buscar a mulher que trabalhava numa delegacia onde era funcionária pública.
Constatação X
Deu na mídia: “Stephen Hawking, cientista capaz de fazer compreensível a Segunda Lei da Termodinâmica, a Teoria Geral da Relatividade, a teoria M sobre as dimensões do espaço-tempo e a soma de Feynmann, revelou suas dúvidas sobre o funcionamento do cérebro, particularmente o feminino. Os cérebros das mulheres me parecem especialmente misteriosos". Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que o cientista britânico ainda não se deu conta que o cérebro feminino, a exemplo de tantos outros mistérios, é – e sempre será – um dos casos insolúveis do Universo.
Constatação XI
No dia 25 de agosto se comemorou o Dia do Soldado. Jamais este assim chamado escriba imaginou que com o advento da assim chamada democracia viria a sentir saudades de certos aspectos da época da ditadura, no que se refere aos cuidados com relação à corrupção que hoje a mídia noticia diariamente, onde estão envolvidos governantes nos três Poderes a nível municipal, estadual e federal. E se se levar em conta o Vaticano poder-se-ia considerar também a nível eclesiástico. Vige!
Constatação XII
Rico tem alento; pobre, bufa.
Constatação XIII
Deu na mídia, mais precisamente no Estadão: “BRASÍLIA - Ao lançar pacote de medidas moralizadoras este ano, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AP), manteve regra que autoriza os líderes e dirigentes da Casa a enviar até 7,2 milhões de correspondências por ano. A cota, que varia conforme o Estado e o cargo ocupado pelo congressista têm sido usados para enviar até cartões de aniversário e Natal aos eleitores, embora só sejam permitidas despesas para divulgação do mandato”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas não adianta, os caras não resistem. Por que não fazer uma moralização total e integral? Que souber o porquê, por favor, se manifestar, tendo em vista que Rumorejando é um prestimoso informante aos seus prezados leitores, também através do blog. Obrigado.
Constatação XIV
E já que falamos em moralização, a mídia está se atendo ao pronunciamento das Associações de magistrados ao criticarem o tratamento de Barbosa ao seu colega Lewandowski no julgamento dos recursos do mensalão. Este conterrâneo cá da minha terra já demonstrou que no caso do mensalão ele tem defendido os mensaleiros. É preciso que a mídia se atente também para esse fato.
Constatação XV
E como lucubrava, nada filosoficamente, o septuagenário, quase octogenário: “Eu penso que minhas pernas “andam” fazendo greve porque elas se negam a andar, a caminhar. Nem ao menos para passear, vaguear, perambular, locomover-se. Chutar uma bola, correr, nem falar”.
Constatação XVI
Se eu morasse em Paranaguá,
Onde todos ganham apelido
Eu daria ao meu Paraná
O nome de time meio ardido.
Constatação XVII
Impostura
Negar
A escravatura,
De quem
Mantém
Na sua fazenda,
Como até deputados
E senadores
Têm mantido
É uma tremenda
Canalhice,
Desses senhores,
Entre eles, doutores,
Que são representantes
Dos seus eleitores,
Deles, simpatizantes
Que dantes
Desconheciam
Essa filha da p...ice.
Esses legisladores
Não mereceriam
Consideração,
Nem perdão,
Ou comiseração
E com ou sem peia
Todos eles deveriam
Estar,
Sem exceção,
Na cadeia.
Constatação XVIII
Deu, certa vez, na mídia: “O bispo David Stancliff, da Igreja da Inglaterra, conclamou o príncipe Charles a pedir desculpas a Andrew Parker Bowle, ex-marido de sua noiva, Camilla Parker Bowles, por ter sido seu amante, segundo o jornal The Sunday Times”. O obcecado, quando se inteirou dessa notícia, do alto do convencimento da sua sapiência, falou: “Se isso de pedir desculpas fosse uma instituição obrigatória, seria um tal de pedidos de desculpas por esse mundo afora que não haveria mais tempo para estudo, trabalho, lazer e, o que seria pior, para o imprescindível bem-bom”.
Constatação XIX
A gata,
Com olho
De mel,
Quis, porque quis,
Aprender
A jogar
O “freecell”,
No computador.
O primeiro xis
Da questão,
Dessa ingrata
Missão
Não foi barata:
Aprender
A lidar
Com o trambolho
Eletrônico.
Aí, quase teve
Um ataque
Catatônico
Já que reteve
Uma p. dor
Na cuca,
De tanto
Quebrar
A retro mencionada.
E também na nuca
Pela má posição
E sem saber,
Sem atinar
O porquê
Desse tão falado,
Elogiado
Sacrossanto
Enciclopédico
Equipamento
Considerado,
A todo momento,
Um encanto,
Tendo, portanto,
Que recorrer,
Para se curar,
A um médico
Ortopédico.
Coitada!
Constatação XX
Rico é fantasioso; pobre, mentiroso.
Constatação XXI
Rico é naturista; pobre, não tem alternativa.
Constatação XXII
Não se pode confundir vela com fela, muito embora quando, no passado, o casalzinho queria ficar sozinho e tinha o irmãozinho, ou a irmãzinha, ou uma tia solteirona que acompanhava os dois ao cinema, segurando a vela, como se costuma dizer, obrigando-os a somente ver o filme, no máximo encostando os cotovelos na poltrona – joelhos, nem pensar –, aí fatalmente ocorria o pensamento nos tolhidos, reprimidos, coibidos, cerceados, impedidos ou, pelo menos, em um deles: “É fela!”. Claro, desde que fossem educados. Caso contrário, a interjeição, ainda que também começando com efe, seria bem outra...
Constatação XXIII (Teoria da relatividade para principiantes).
É muito melhor ser dono de banco e não pagar o imposto de renda, porque banco não paga, recorrendo eternamente ao item ‘Devedores Duvidosos’, do que assalariado que está isento por ganhar pouco.
Constatação XXIV
Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que as grandes e únicas vantagens de estar na idade provecta e acima dos 70, são: 1. Atendimento prioritário em alguns lugares; 2. O voto deixa de ser obrigatória a semelhança dos países efetivamente democráticos, onde, para quaisquer idades, ele não é obrigatório. Se em nosso país não houvesse coronelismo e o voto não fosse obrigatório é de se supor que o percentual de comparecimento às urnas seria algo em torno de 10%. Vige!
Constatação XXV
O que é de se admirar é a quantidade de composições musicais escritas, por exemplo, por Bach ou Mozart, sem prejuízo da qualidade. Ou mesmo se pode dizer, também como exemplo, na nossa música popular a Noel Rosa e Martinho da Vila.
Constatação XXVI
Nem sempre recordar é viver. Na idade vetusta a nostalgia – saudade com dor aguda – pode ser de intensidade tal que pode acelerar o sujeito à morte.
DÚVIDAS CRUCIAIS, VIA PSEUDO-HAICAIS.
Dúvida I
Cantora com decote generoso
E mostrando as pernonas, ouvi-la
Cantando mal ainda é prazeroso?
Dúvida II
Biquíni comportado
É aquele que pode ser
Puxado para o lado?
Dúvida III
Quando o Copom
Sobe os juros, você
Acha ruim ou bom?
Dúvida IV
Recurso no STF
Dos mensaleiros
É pra valer ou é blefe?
Dúvida V
Quando Paraná e Atlético
Entraram no G4, você
Também ficou apoplético?
Dúvida VI
Mulher que é um colírio
De tão bonita que é, ao se olhar,
Arrisca-se ter febre com delírio?
Dúvida VII
Quando uma aristocrata
Hesita em ir prum motel, ela fica
Na base do não ata nem desata?
Dúvida VIII
E foi a famosa diplomata
Que foi a uma recepção, vestida
Com um short e uma alpargata?
Dúvida IX
E foi o tocador de acordeom
Que na hora da marcha nupcial
Descambou prum réquiem ao errar o tom?
Dúvida X
Ela toda coquete
Se serviu com as mãos
O gorduroso croquete?
Dúvida XI
O professor de filosofia ficou tenso
Porque o aluno pareceu trocar as bolas
Ao dizer: “Existo, logo penso”?
Dúvida XII
Alguém, por acaso, já viu um genro
Se mostrar para a sua – dele – sogra
Amável, gentil, cortês, tenro?

Site: www.rimasprimas.com.br

Nenhum comentário: