quarta-feira, 2 de abril de 2014

RUMOREJANDO

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I
Com a proximidade da Copa do Mundo e acompanhando a eterna experiência dos técnicos com novos jogadores sem que o time fique definitivamente pronto ao contrário da Copa de 70, no México, quando o então técnico, o jornalista João Saldanha logo definiu com, dentre outros, Jairzinho, Pelé, Tostão e o time foi cognominado como as “feras de Saldanha”. Por ser comunista, Saldanha foi afastado dando lugar ao supersticioso Zagalo e o Brasil ficou definitivamente com a taça Jules Rimet que, como não poderia deixar de ser, já no Brasil foi roubada e por ser de ouro foi derretida. Nunca se soube quem a roubou, evidentemente... Bem, mas vamos a que interessa no momento: Deu certa vez no jornal O Estado do Paraná, onde este assim chamado escriba colaborou por mais de 13 anos e na Tribuna do Paraná mais de ano e meio: “Zico, depois da derrota para a Austrália, reclamou do imediatismo do futebol”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas como já disse um sábio: “Se não eu, quem?” e “Se não agora, quando?” e o economista Lord Keynes: “No futuro estaremos todos mortos”.
Constatação II
Não se pode confundir geração, que o dicionário Houaiss apresenta no sentido de:  substantivo feminino.
2. Função pela qual um ser organizado produz outro semelhante; procriação, germinação.
Ex.:
3. Derivação: por extensão de sentido.
Grau de filiação em linha direta.
Ex.: do avô ao neto há duas gerações.
4. Derivação: por extensão de sentido.
Conjunto de pessoas que descendem de (alguém) em cada um dos graus de filiação; descendência.
Ex.: a geração de Noé.
5. Derivação: por extensão de sentido.
Tronco familiar, grupo racial; ascendência, estirpe, genealogia.
Ex.: pessoas que provêm de nobre geração.
6. Derivação: por extensão de sentido.
Conjunto de pessoas que têm aproximadamente a mesma idade.
Ex.: uma geração sacrificada.
7. Derivação: por extensão de sentido.
Espaço de tempo correspondente ao intervalo que separa cada um dos graus de uma filiação e que é avaliado em cerca de 25 anos, com geração, ainda que o dicionário Houaiss apresenta  no sentido de 1. Ação ou efeito de gerar(-se), muito embora se não for solucionado o problema de geração de energia em nosso país a próxima ou as próximas ou ainda esta geração ficará às escuras. Vige!
Constatação III (Passível de mal-entendido).
Comer com sofreguidão faz mal.
Constatação IV
Trote dos calouros é a continuação do bullying pelos veteranos frustrados e retardados e filhos daquilo que, segundo o google/Wikipédia, “é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Quantos calouros já não morreram por causa dessa idiotice! Rumorejando compara o trote dos calouros com tourada, farra do boi, briga de galo, de cachorros, de canários e coloca no mesmo nível dessas lutas que vêm acontecendo, na base do vale-tudo. Não é à-toa que, quando tentaram equacionar a assim chamada Humanidade chegaram a uma equação do 2º grau, só que o radical b2- 4ac encontrado foi negativo, o que significou que o sistema não tinha solução, consequentemente, a Humanidade é insolúvel. Lastimável...
Constatação V
O interminável rebaixamento do crédito por parte da sua mulher para com ele, só porque chegava tarde a casa, fez com que ele concluísse que ela deveria ter feito estágio na Standard & Poor´s (S & P), que rebaixa o crédito soberano brasileiro, também do diabo e todo mundo com relação a política macroeconômica dos países. Agora, são os bancos, inclusive ou principalmente os brasileiros e estrangeiros atuando em nosso país. Vige!
Constatação VI (Alta matemática para principiantes que pode ser comparada, por estar no mesmo nível, com logaritmo neperiano, cálculo integral e diferencial...).
-Entenda, meu aluno: C(O que o u tem a ver com as alças?)
-Não entendi, professor.
-É português, usando a matemática. A letra C foi posta em evidência na expressão.
-Ah, bom, quer dizer, ah, ruim, quer dizer...
-Quer dizer, elementar, meu prezado aluno.
Constatação VII
Esse negócio de exonerar da diretoria financeira da BR Distribuidora, o engenheiro Nestor Cerveró, por ter sido apontado pela presidente Dilma Roussef como responsável pela compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos pelo custo de US$ 1,18 bilhão, adquirido pela Petrobras, induz a coluna Rumorejando – data vênia, como diriam nossos juristas – lembrar aquela história de que puseram tranca na porta depois que a casa foi arrombada. E viva “nóis”. Vige!
Constatação VIII
Com relação à constatação anterior, a criação de uma CPI já aprovada pelo Congresso, se houvesse no nosso país uma casa de apostas como na Inglaterra, já haveria gente colocando as fichas que também a CPI terminará em pizza, apenas não se sabendo de qual sabor exatamente, mas o que se tem certeza é que será bem amarga para o país e, consequentemente, transferida para os pagadores de impostos, que continuarão, como sempre, a ver que não haverá contrapartida do governo de investimentos na infraestrutura, na Educação, Saúde, e Segurança, etc. Vige!
Constatação IX (De diálogos conjugais, unissex, acerbos, mas nem um pouco hipócrita, a fim de evitar acusações contra este indefeso pobre e incompreendido assim chamado escriba).
Perguntou a mulher (o marido): -“Você acha que eu tenho um parafuso a menos?”
Respondeu o marido (a mulher): -“Absolutamente, não”.
Tornou a perguntar a mulher (o marido): “E por que você acha que eu não tenho um parafuso a menos?”
Tornou a responder o marido (a mulher): -“Por que eu acho que você tem dois”...
Constatação X
Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que os jogos para decidir os campeonatos regionais não precisam nem da bola. Poderiam ser decididos na bordoada mesmo, como já se transformou o futebol atualmente. Basta ver o que tem de jogador que fica parado por longo tempo, a fim de se recuperar das lesões que acontecem durante as partidas. Vige!
Constatação XI
Segundo Bernard Shaw, o pecado do ladrão é a virtude do banqueiro.
Constatação XII (Colaboração do grande Amigo Jaime Sommer).
2014
Carnaval,
Copa Mundial,
Clima eleitoral.
E o povo? Muito mal.
Constatação XIII
Nem por um momento
O patrão
Cogitou
Em dar
Um aumento
No salário
Do seu abnegado
Funcionário.
Aí, quando ele tava pondo
Toda a sua relação
A pagar
Por data de vencimento,
Fazendo o devido processamento,
Ouviu-se um estrondo
Como um ribombar
De um trovão.
O seu xexelento
Orçamento,
Estourou,
Explodiu,
Fundiu.
Que tormento!
Coitado!
Constatação XIV
Não se pode confundir postagem, que quer dizer “expedição” com compostagem, que quer dizer “reciclagem do lixo para uso como adubo agrícola”, muito embora, conforme, certa vez, a mídia noticiou, alguns deputados andaram recebendo pelo correio fezes que não deixa de ser compostagem. Não ficou esclarecido quem efetuou a postagem de tal compostagem. Tampouco, o destino que foi dado ao material recebido. Segundo a opinião de elevada parcela da população foi uma postagem mais do que merecida. Daí a recíproca ser verdadeira em alguns casos.
Constatação XV
Quando, outra vez, o septuagenário, quase octogenário leu que o médico da seleção, Dr. José Luiz Runco, disse que estava com dificuldade para identificar o tipo de lesão do atacante Robinho, na época titular da seleção brasileira, tendo inclusive feito o primeiro gol no jogo do Brasil contra a Holanda que acabou revertendo o placar e desclassificou a nossa seleção, devido ao fato dele "não ter histórico desse tipo de problema", pensou com seus botões e fechos éclair: Também eu não tenho histórico das minhas terríveis carências...
Constatação XVI
Ao pedir a separação,
Ela apresentou
Ao meritíssimo juiz
Sua insatisfação
Com o marido
E acusou
O pobre do infeliz,
Que já fora querido,
De improbidade conjugal,
Contando detalhes tais,
Com provas cabais
Que até S. Excia.
Ruborizou
Por não haver jamais
Escutado
Algo igual,
Numa exposição
Com tanta consistência.
O assim chamado
Maridão
Sentindo-se atacado,
Acuado,
Meio atordoado,
Atabalhoado,
Naquele instante,
Naquele constrangedor
Momento
Elevou
Seu pensamento
Para o seu novo amor,
Sua mais recente amante
Aliás, assaz bonita,
Catita
E, por isso, admirada.
Coitado.
Coitada*.
*Não ficou devidamente esclarecido a quem se refere a tal “Coitada”.
Constatação XVII (Quadrinha em homenagem a quem planta e o inverso a quem se faz merecedor).
Germina a semente,
Plantada por rude mão
Enquanto, não por acidente,
Alguém usufrui do mensalão...
Constatação XVIII (De uma dúvida crucial).
Se esses provedores, que existem na Internet, tivessem alguém, como eles mesmos, como provedores, será que eles estariam satisfeitos com a prestação dos seus serviços, exatamente àqueles que eles nos prestam? Quem tiver alguma ideia da resposta, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação XIX
A constatação anterior vale também para os bancos, os cartões de crédito, os serviços de água, luz e telefone, a atuação dos governantes e dos membros do Congresso. E, ainda, de alguns prestadores de serviços gerais como eletricista, encanador, marceneiro, carpinteiro e por aí afora... Vige!
Constatação XX
Hitler deve ter se infernizado ainda mais, lá no inferno, ao constatar que um afrodescendente andou jogando na seleção da Alemanha... Mas deve ter se sentido mais aliviado e contente de constatar a frequência de atos racistas, por esse mundo afora, como recentemente foram alvos os brasileiros, que estão jogando atualmente, no Barcelona, Daniel Alves e Neymar.
RICOS & POBRES
Constatação I
Rico tem carência do pavilhão auditivo; pobre é tapado. (Políticos e governantes e alguns maridos fazem ouvidos moucos).
Constatação II
Rico é repetitivo; pobre, é viciado.
Constatação III
Rico é um vencedor, pobre, é um arruinado.
Constatação IV
Rico é independente; pobre, é submisso.
Constatação V
Rico é insubordinado; pobre, presta obediência.

Site: www.rimasprimas.com.br

Nenhum comentário: