quarta-feira, 29 de outubro de 2014

RUMOREJANDO

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I
Deu na mídia, mais precisamente no site da Globo: “Dirigente russo pede desculpas e Serena chama ofensas de inaceitáveis”.
“Presidente da federação de tênis do país, Shamil Tarpischev alega que não quis ofender as irmãs Williams. Serena diz que comentários, inaceitáveis, foram insensíveis, racistas e sexistas”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que a gente pede desculpas quando, por exemplo, pisa, sem querer, no pé de alguém. Depois da palavra proferida ela já não mais pertence a quem a proferiu. Tenho dito, sem deixar de acrescentar que o senhor Shamil Tarpischev, além de ser tudo aquilo que a tenista Serena proferiu, ele é também um grandessíssimo fdp. Inclusive, também, por parte de pai...
Constatação II
E como dizia Otto Von Bismarck: “As pessoas nunca mentem tanto quanto depois de uma caçada, durante uma guerra ou antes de uma eleição”.
Constatação III
Disse ele para ela: “Eu ando tão deprimido que você não pode nem imaginar. Eu gostaria que você me pegasse no colo para me consolar. Mas como eu peso um pouco mais de 90 quilos e você me disse que pesa cerca de 60, aí eu acho que você não aguentaria comigo. Assim sendo venha para o meu para me consolar”.
Disse ela para ele: “Foi a cantada mais boboca que eu até hoje recebi. Por que você não vai se distrair um pouco para curar a tua depressão indo plantar batata?”
Constatação IV (Quadrinha para ser recitada pelos torcedores do meu Paraná.
Torcer pelo querido Paraná
Não faz bem para a saúde
Quase nunca a vitória virá.
Nem o empate chega amiúde.
Constatação V
Ainda do mestre Millôr, falando sobre a hipocrisia, no livro A Bíblia do Caos: “Não há maior estímulo do que a adversidade, dizem inúmeros filósofos que, vivendo à custa do poder, jamais passaram necessidades”.
Constatação VI (De uma dúvida crucial, via pseudo-haicai).
Será que do Al Capone
Sacaram, no capricho,
Algum eventual clone?
Constatação VII (De outra dúvida crucial).
Quando o meu Paraná,
Ou o Coritiba e o Atlético
Ganham de 1 x 0 aqui ou lá
Trata-se de um placar dietético?
Constatação VIII
Tomei um laxante na base de fenolftaleína,
Pasmem, prezados leitores e leitoras:
Até o medicamento foi produzido na China.
Constatação IX
Quando o mecânico quis tirar um sarro de sua velha freguesa, dizendo que o problema do seu carro estava na repimbóca da parafuseta, ela, incontinente, como jogadora de truco e conhecedora da Humanidade, levantou para seis: “Então você me faz a gentileza e já dá também uma guaribada na cafifóca do rolamento do cano de escape que anda pifando e na luminescência da dobradiça da vela que tá com a faísca adiantada”.
Constatação X (De mais uma dúvida crucial).
Os deputados vivem as voltas com programas da televisão desde o tempo de Casseta & Planeta, reclamando das críticas e, inclusive, alegando que graças à democracia, também representada por eles, os programas podem ir ao ar. Ora, ora, direis ouvindo besteiras, mas os senhores deputados que justificam o aumento de seus próprios salários (teve um deputado que justificou o aumento com o intuito de que os deputados não fiquem tentados a se corromper), criam leis aberrativas que os fazem ficar acima do bem e do mal, que cometem desatinos, roubos e apropriações indébitas querem o quê? Aplausos do seu comportamento? Quem souber qual é a dos deputados, por favor, comentários no blog. Obrigado.
Constatação XI (Quadrinha para ser recitada pelo atual técnico do meu Paraná, Ricardinho, aos seus comandados antes de todos esses jogos decisivos do campeonato paranaense, brasileiro segunda divisão e assim por diante).
Se o Paraná não for campeão
Vou ficar muito triste
Darei uma bronca no capitão
E nos demais de dedo em riste.
Constatação XII
Algumas coisas boas do nosso estado do Paraná: Quarteto Brasilis; Orquestra de Harmônicas da Curitiba; os dois Gerson´s, autores musicais: o Bientenez e o Fisbein.
Constatação XIII
Fiquei estático,
Tive um sobressalto
Meu coração
Deu um salto
Acrobático,
Um pinote,
Como se tivesse
Levado um piparote
Com a benesse
De vislumbrá-la
No meio
Da cerração.
Mas me sobreveio
Um estresse
Ela entrou
No seu
Belo opala,
Com uma mala
E me acenou
Como quem diz:
Com você não deu
Para ser feliz.
E assim,
O nosso himeneu,
De uma única noite,
De um único pernoite
Acabou
Naquele momento.
Que constrangimento.
Que desapontamento.
Que tormento.
Coitado de mim!
Constatação XIV (Teoria da relatividade para principiantes).
É muito melhor a gente dizer o que se quer e não ouvir o que não se quer do que dizer o que não se quer e não ouvir o que se quer.
Constatação XV
Deu, certa vez, na mídia: “Ex-deputado Roberto Jefferson vai lançar seu primeiro CD”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que taí uma notícia que foi de transcendental importância para o futuro da Humanidade. Vige!
Constatação XVI (Outra notícia de transcendental importância para o futuro da Humanidade).
Deu na mídia, mais precisamente no site da Globo: “Aos 45 anos, Jennifer Lopez impressiona pela ótima forma de ‘beachwear’. Diva pop compartilha clique em que exibe a barriga sequinha usando apenas biquíni em momento relaxante e pede o retorno do verão”. Beachwear? Vige!
Constatação XVII (De uma dúvida de um conhecido – chato – cujo nome omitimos, por uma questão de ética jornalística. A retro mencionada, segundo o demandante, é expressamente crucial).
Por que rosa dos ventos e não cravo das lufadas?
Constatação XVIII (De pequenas definições para grandes filha da p...ces).
O nepotismo é diretamente proporcional ao grau de parentesco entre as partes e inversamente proporcional a capacidade do nepote em arrumar outro emprego (não confundir com trabalho), em função de sua capacidade profissional ou de dar duro, de labutar, de se esfalfar neste mundo ingrato e hostil.
Constatação XIX
Não se pode confundir ungido com fingido, muito embora o que tem de político ungido para um cargo legislativo, a base de promessas e abraços e depois de eleito se mostra fingido que nem conhece os eleitores que abraçou e/ou as promessas que fez. A recíproca para esses casos de filhada, digo, de mau-caratismo eleitoral dificilmente é verdadeira. Raro o caso de que um fingido, devidamente detectado, seja ungido para algum cargo que dependa de votos do eleitorado. Salvo se for à base do coronelismo. Este, lamentavelmente, ainda vigente em nosso país...
Constatação XX
Nos prelúdios,
Nos pródromos*,
Nas preliminares
Já deu para vislumbrar
Que nesses aeródromos
Que eu gostaria
De me acostar,
Pousar,
Aterrizar,
Só havia
Repúdios,
Esgares
Prenuncio de azares
Sem um bem-me-quer
Sequer.
Bah! Que insensível,
Impassível
Essa intangível
Mulher!
*Pródromo = Substantivo masculino.
1. Espécie de prefácio.
2. Preâmbulo, preliminar.
3. Med. Fenômeno clínico que revela o início de uma doença; propatia. ~ V. pródromos (Aurélio).
Constatação XXI
No primeiro momento que a gente tomou conhecimento, através da mídia, que o ex-presidente russo Boris Yeltsin havia falecido, maldosa e preconceituosamente, veio à cabeça: “Provavelmente de cirrose hepática”.
Constatação XXII
A Prefeitura Municipal de São Paulo decretou, lá pelos anos de 2006, que seria exigido o atestado de antecedentes criminais dos prestadores de serviço do sistema de transporte coletivo da cidade. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que a medida da prefeitura da capital paulista deveria ser estendida para os candidatos de quaisquer cargos eletivos e/ou de nomeados para cargos de confiança dos governos.
Constatação XXIII
E como se queixava para os amigos aquele sujeito, considerado por eles, assaz subserviente: “Lá em casa a minha mulher exerce os três poderes concomitantemente. O executivo, no qual ela determina o que eu devo fazer; o legislativo, no qual ela bola o que eu tenho que fazer; o judiciário, no qual ele julga como eu fiz”. Comentário em uníssono dos amigos: “Vige!”
Constatação XXIV
Também deu na mídia, mais precisamente no site da Globo: “Ale Ambrosio prestigia lançamento e dispara: "ainda não coloquei silicone!" Taí mais uma notícia de transcendental importância para o futuro da Humanidade. Vige!
Constatação XXV
Dizem que o sol nasce para todos. Quem mora em Curitiba, como este assim chamado escriba, nem sempre tem este privilégio. Pena!
Constatação XXVI
Tomara que a presidente Dilma, que foi reeleita, se preocupe neste segundo período de seu mandato com a Educação, Saúde e Segurança que são os três itens mais clamados pela população que precisam de atenção e que incompreensivelmente, não mereceram atenção alguma pelos governantes tanto do PT como do PSDB. Rumorejando, data vênia, como dizem nossos juristas, não entende o porquê dessa insistência em não dar atenção aos três itens citados e a infraestrutura, mormente com o risco dos apagões e as estradas em uma porção de regiões totalmente abandonadas. Com relação à delação premiada, mormente no caso da Petrobrás, torna-se necessário, como tanto outros, que os recursos desviados sejam devolvidos a quem de direito. Afinal o ex-diretor da Petrobrás, apontou as ‘otoridades’, formadas essencialmente por deputados, senadores e outros menos votados, as quantias recebidas. Vale lembrar que em uma profusão de casos de desvio de recursos nem sempre os mesmos foram devolvidos, muito embora o autor do desvio fosse detectado e até condenado. Tais fatos tornam o dito que “o crime não compensa” totalmente inócuo, pois, após o cumprimento da pena, a pessoa poderá usufruir dos recursos desviados.

RICOS & POBRES
Constatação I
Rico é imaturo; pobre, é porra-louca.
Constatação II
Rico é insistente; pobre, enche o saco.
Constatação III
Rico tem compulsão sexual; pobre é tarado.
Constatação IV
Rico investe; pobre, desperdiça.
Constatação V
Rico sempre está predisposto; pobre, indisposto.
Constatação VI
Rico é preeminente; pobre é negligente.
Constatação VII
Rico remaneja; pobre, bagunceia.
Constatação VIII
Rico, como o Lula, vota na Dilma: pobre, também.
Constatação IX
País pobre tem cerração; país emergente tem neblina; país rico tem fog.
Constatação X
Rico compra sem enfrentar fila; pobre, fila.


Nenhum comentário: