quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

RUMOREJANDO

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I (Teoria da Relatividade para principiantes).
É muito melhor participar de uma delação premiada do que ser torturado para confessar algo – inclusive, sendo inocente, já que nada fez de errado – num pau-de-arara.
Constatação II
Deu na mídia, mais precisamente no site do Estadão de 25 de novembro próximo passado: “Paulistas de áreas menos desenvolvidas vivem até 13 anos menos”. Data vênia como diriam nossos juristas, mas Rumorejando afirma que não é necessariamente D´us ou o diabo que determina quanto uma pessoa poderá vir a viver, mas são os políticos e governantes, em função das aplicações em saneamento básico, da distribuição de renda, das fraudes que desviam recursos da Saúde e Educação, apenas para citar os mais prementes (Há prefeito que desvia os recursos da merenda escolar). Claro que também da Segurança (Em nosso país, as mortes por assassinatos nos coloca nos primeiros lugares desse funesto ranking). E, antes que alguém se esqueça, viva “nóis”!
Constatação III
Deu na mídia, também mais precisamente no site do Estadão: “Deputados articulam aumento salarial para o Congresso e Executivo. Projeto prevê elevação de 26% no contracheque de senadores, deputados, presidente e ministros”. Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha muito justo o aumento. As S. Excelências ficaram fatigadas, exaustas, esfalfadas, extenuadas de tanto trabalhar pelo nosso país. Em nenhum momento se preocuparam por eles próprios, dando uma demonstração inequívoca de sacrifício pessoal...
Constatação III
E já que falamos no assunto, deu no facebook: “Gina Rinehart herdou a fortuna familiar e é, neste momento, a mulher mais rica do mundo, segundo a 'Business Review Weekly'. A australiana afirmou recentemente que o salário mínimo no país deveria ser reduzido e deixou uma mensagem aos "invejosos": mais trabalho e menos bebida. A herdeira do grupo Hancock Prospecting, com uma fortuna avaliada em cerca de 29 200 milhões de dólares australianos (cerca de 24 mil milhões de euros), segundo a mesma publicação, afirmou que o Governo australiano deveria reduzir o salário mínimo (606,40 dólares australiano, ou seja, cerca de 500 euros), com vista a atrair mais investidores”.
Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando acha que o Brasil também deveria seguir o conselho da herdeira da fortuna familiar. Assim sobraria mais dinheiro para os três Poderes do nosso espoliado país. Dessa maneira, se estaria atendendo as reinvindicações não só referidas na constatação anterior e também a dos juízes e desembargadores no que se refere a auxilio (o grifo é de Rumorejando) moradia e estudos dos seus filhos. Socorro!!!!!
Constatação IV
Deu na mídia: “Juro do cheque especial atinge 187,8 ao ano em outubro. VIGE!!!
Constatação V (De uma dúvida crucial).
A pessoa que frequenta várias igrejas seja da mesma corrente religiosa ou não, ela acha que está com uma carga de pecados muito grande e precisa de vários perdões? Quem souber a resposta, por favor, comentários no blog. Obrigado!
Constatação VI
O professor Paulo Roxo Barja transmite aos seus alunos conceitos na base de Literatura do Cordel, do qual ele tem vários trabalhos publicados, inclusive consta do meu livro 150 Sonetos & 1 Sonetão. Vejam esse primor criado juntamente com seus alunos:
A Peleja das Mulheres Contra o Monstro do Machismo
(Paulo Barja & turma do 3°B-2014 da E. E. Francisco Lopes)

Até hoje ainda se escuta:
"Mulher tem que cozinhar!"
Marido chega cansado
e diz: "Prepare o jantar!"
Acho que esse preconceito tá
na hora de acabar.

O machismo vem de casa
e aparece na quebrada;
a mulher de roupa curta
é bastante assediada
e até por outras mulheres
fica sendo mal falada.

Tem muito homem folgado:
diz que é dono do pedaço,
quer mandar em todo mundo,
resolve tudo no braço,
Na hora do vamos ver,
demonstra grande fracasso ...

A mulher quer igualdade,
luta pelo seu direito,
cansou de ficar em casa,
não aceita preconceito
e quer ser tratada sempre
com o devido respeito!

S. J. Campos, nov/2014
Constatação VII
O Senado atual, o mesmo que elegeu o senhor Renan Calheiros para o seu – deles – presidente, aprovou lei que limita o uso de armas contra bandidos. Aguarda-se, agora, a aprovação de lei que exclui aos bandidos o uso de armas...
Constatação VIII
Não se pode confundir açular com azular, até porque se alguém, por exemplo, açular o cachorro, tigre, leão que tenha em casa como animal de estimação contra a nossa pobre e indefesa pessoa, a gente, de medo, vai passar por todas as cores do arco-íris, inclusive azular por causa do medo, pavor, terror e outros epítetos concernentes ao assunto.
Constatação IX
E também não se pode confundir etéreas com eternas, muito embora as promessas eternas políticas sejam etéreas, isto é ficam no ar. Jamais serão cumpridas. E viva “nóis”. A recíproca não é verdadeira. Basta ver, por exemplo, as paixões – que deixam as pessoas etéreas –, parecendo eternas, mas que jamais o são...
Constatação X
Sugestão aos marqueteiros para um slogan dos fabricantes e consumidores de preservativos. Estes, também, conhecidos por camisinhas: “Prevenção não significa desamor”. De nada!
Constatação XI
Quando o conquistador barato, convencido e obcecado leu na mídia as declarações do Zagallo, logo depois do Brasil ser desclassificado pela França, na Copa do Mundo de 2006, “Estou aberto a convites”, proferiu, estufando o peito: “Eu também, mas não entendo nada de futebol. Meu esporte é outro”. Esporte?
Constatação XII
Deu na mídia dia 10 de abril de 2007: “Segundo o ex-Presidente Chirac, o Contrato Primeiro Emprego - CPE, que seria destinado aos jovens de até 26 anos, uma parte da população francesa em que o índice de desemprego chega a 25%, será substituído”. A mídia, até agora, não fez menção qual será a política de criação de empregos técnicos no Brasil. Tampouco se lembrou de dizer viva “nóis”...
Constatação XIII
Esclarecimento: O nome da cidade de Juquitiba, que fica entre Curitiba e São Paulo, embora pareça ter sido dado em homenagem afetiva a este assim chamado escriba (Juquitiba = Juquinha + Curitiba), é só impressão.
Constatação XIV (Para recitar, depois de traduzir para o latim).
Quando tentei estudar latim,
Me disseram que é língua morta,
Havia o risco de virar boca-torta
E que iam dizer que é chinfrim.
Constatação XV (Elucubrações imodestas).
A gente é bem menos inteligente do que a mãe da gente, e a gente mesmo, supõem ser e bem mais do que os nossos inimigos e detratores supõem a gente ser.
Constatação XVI (De uma quadrinha para ser recitada caso o leitor caia na malha fina do imposto de renda).
Não sou um sonegador
Tenho muita pouca renda
O que ganho vai pro meu amor
Que me dá uma despesa tremenda.
Constatação XVII
Não se deve confundir Colo Colo, o time de futebol do Chile, com o refrigerante Coca Cola, considerada por muitos como “a água negra do imperialismo yanque”, o que não impede que possa haver um intercâmbio do tipo: A Coca Cola patrocinar os jogos do Colo Colo, ou os jogadores, os adeptos, os torcedores tomarem a referida bebida, ou ainda as duas coisas concomitantemente. A recíproca não é necessariamente verdadeira. Afinal, cada um toma o que e aonde quer...
Constatação XVIII (De um pseudo-soneto).

   Essa vida é um cansaço

Ela se julga dona do pedaço.
Eu sempre estou num bagaço.
A sogra acha que sou de aço.
O sogro me acha um palhaço.

Só porque eu quero ficar um ricaço
Eu sonho em acumular mais dum maço.
No jogo de pôquer eu nunca passo.
Eles dizem que de grana eu me desfaço.

Um dia eu ganhei um calhamaço.
Aí não me acharam mais um devasso
E que não estava cometendo erro crasso.

O júbilo se revelou muito escasso.
Porque depois me tornei um fracasso.
Havia me metido com um mulheraço.

Constatação XIX
No livro Todo Debe ser Demasiado –Biografia de Delia del Carril, La Hormiga, de autoria do escritor chileno Fernado Saez, Editorial Sudamericana – Chile, na página 108 há este trecho que tomo a liberdade e ouso traduzir para o português que é o seguinte:
“[...] No palácio abandonado pelos marqueses de Heredia Spinola, na rua Marqués del Duero 7, se instala a Alianza de Intelectuales. Com surpresa encontram nos roupeiros do dono da casa mil duzentas camisas, seiscentos pares de sapatos, quatrocentos e cinquenta trajes, que passam ao poder do Socorro Rojo Internacional [...]”.
Delia del Carril foi a esposa de Pablo Neruda que veio a abandoná-la. No livro, há uma frase dessa argentina, nascida na Província de Buenos Aires, que transcrevo a seguir: “Todo debe ser demasiado, los blancos más blancos, los negros más negros, las actitudes humanas más definidas”. Delia del Carril.
Data vênia, como diriam nossos juristas, mas Rumorejando supõe que a esposa de Ferdinando Marcos, Imelda Marcos deve ter se inspirado na leitura deste livro para ter o número de pares de sapato que possuía. No entanto nem ela, nem a família do marquês Heredia Spinola deveriam ter nos seus respectivos palácios alguma criação ou adoção de centopeias...

RICOS & POBRES
Constatação I
Rico, jamais diz incongruências; pobre, só faz afirmações de modo tal que o ‘u’ não tem nada a ver com as ‘alças’.
Constatação II
Rico é sensual; pobre, é imoral.
Constatação III
Rico é de tomar represália; pobre, é vingativo.
Constatação IV
Rico é desinformado; pobre, é mentiroso.
Constatação V
Rico não precisa esperar ter a idade mínima para se aposentar; pobre, morre antes.
Constatação VI
Rico investe em altos negócios, inclusive para se eleger a um cargo legislativo; pobre vive pendurado nos Seproc´s da vida.
Constatação VII
Rico viaja para Cancun, Paris, Londres, Roma, Miami para fazer compras de Natal; pobre, recebe uma cesta básica, isso quando recebe...
Constatação VIII
Rico vai assistir aos grandes eventos artísticos onde haja apresentações; pobre, acompanha jogo de futebol, na melhor das hipóteses, pelo radinho de pilha.
Constatação IX
Rico aplica seu dinheiro em ações de empresas sólidas; pobre, aplica R$2,00 na quina.
Constatação X
Rico recebe herança polpuda; pobre, dívidas.


Nenhum comentário: