quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

RUMOREJANDO

PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I
Quando o político brasileiro, diante da atual situação em que o país se encontra, quis usar um vocabulário rebuscado para impressionar o seu auditório, utilizou as seguintes palavras para se referir a Constituição, natureza e problemas da falta de maiores atenções à Saúde: Antinconstitucionalissimamente, inhambuanhanga* e pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico**. Evidentemente que tropeçou em todas as três. Coitado!
*Inhambuanhanga
[De inhambu + tupi = ‘diabo’.]
Substantivo masculino.
1. Bras. Zool. Ave tinamiforme, tinamídea (Crypturellus variegatus), de coloração pardo-enegrecida na cabeça, de um tom ferrugíneo vivo na nuca, na garganta e no peito, dorso preto listrado de ferrugíneo, e barriga branco-amarelada. Ocorre do AM ao ES. [Var.: inambuanhanga, nambuanhanga, nhambuanhanga, inamuanhanga. Sin.: inhambu-saracuíra, chororão, poranga, saracuíra.] (Aurélio).
**Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico = Pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas (Houaiss).
Constatação II
Em Curitiba, há pouco tempo atrás, havia uma filial do Banco de Boston. Igualmente aos demais atualmente existentes, ele era também um banco de merdan.
Constatação III
Não se pode confundir sinecura, que o dicionário Aurélio dá como: “Substantivo feminino. 1. Emprego ou função que não obriga ou quase não obriga a trabalho; prebenda, veniaga” com o pássaro saracura, muito embora este assim chamado escriba fica em uma espécie de sinecura vendo a família de saracura que, algumas vezes, dá a honra de uma visita em sua casa.
Constatação IV
Anuncio em cantina de prisão em certos países: “Vende-se ou troca-se delação premiada por comutação de pena. Negócio só a vista, quer dizer a prazo imediato”.
Constatação V (Ah, esse nosso vernáculo).
O ditador de plantão, um general reformado, perseguiu os inimigos políticos sem quartel.
Constatação VI (Da Curitiba de antigamente, quando as estações do ano eram delineadas).
Como é do conhecimento, faleceu a atriz Marilia Pêra. Este assim chamado escriba teve a felicidade de assisti-la no teatro, no cinema e na televisão. Na peça Apareceu a Margarida, sentado na fila do gargarejo deu para observar o quanto era histriônica e se expressava com o corpo, além de ter uma dicção excelente. Na década de 40 assisti o seu pai, Manoel Pêra, que juntamente Mário Brasini, Vanda Lacerda, Milton Carneiro, Alberto Perez, Iris Del Mar se apresentaram com o nome de Artistas do Povo, no cine Teatro Odeon que ficava na Boca Maldita onde se encontra, hoje, a Galeria Tijucas. Não sei se havia ainda outros atores. Só deu para lembrar-se desses que, mais tarde, também deu para assistir. Bons Tempos!
Constatação VII
E já que falamos no assunto, na década de 50 quem se apresentou no Cine Teatro Marabá, hoje desativado, que fica no começo da Rua Mateus Leme pôde assistir o trabalho teatral da chilena Conchita de Moraes que se apresentava, dentre outros, com a filha Dulcina de Moraes e com o genro Odilon Azevedo. Lembro-me de ter assistido Chuva, de Somerset Maugham, o autor do romance O Fio da Navalha que foi adaptado para o cinema e interpretado, em Holywwod, por Tyrone Power. Dos demais atores não estou lembrado.
Constatação VIII
Não se pode confundir sopapo com só papo, muito embora quando se escuta um governante se expressando, sem se explicitar, portanto enrolando, dá vontade de dar um sopapo no gaiato do só papo. Vige!
Constatação IX
Assim como uma ricaça quando fica em dúvida dentre duas opções, como, por exemplo, qual dos dois pares de sapato levar ou qual dos dois vestidos adquirir, ela acaba resolvendo a pendência, levando os dois. Também na política qual dos governantes, entre vários, sacar fora, a solução da ricaça pode perfeitamente ser adotada. Tenho, sem inveja alguma de quaisquer ricaças ou ricaços, dito.
Constatação X
Como elucubrava o obcecado, nosso velho conhecido, mas não amigo: “Quando o francês come algo que deixa com gosto ruim na sua boca, ele define como arrière goût, que se poderia talvez traduzir como gosto após. Quando se beija uma gata que estava renitente aos nossos sublimes intentos, aí fica na nossa boca e no nosso, até então, confrangido coração um maravilhoso arrière goût”.
Constatação XI (Dúvida crucial via pseudo-haicai).
Foi o pirilampo
Que piscou
Para o jasmim-do-campo?
Constatação XII
Não se pode confundir burla com bula, até porque tem muita bula que, para isentar o laboratório de responsabilidade, coloca tantos são os riscos inerentes ao remédio em questão que não deixa de ser uma burla.
Constatação XIII
Rumorejando não consegue compreender essa pressão em cima do deputado Eduardo Cunha com relação aos tais dólares depositados na Suíça e não declarado a sua existência e procedência. Há poucos anos atrás, o deputado Edmar Moreiras foi penalizado, só porque ele não declarou à Justiça Eleitoral a posse de um castelo em Minas Gerais, avaliado pelo valor, irrisório, de R$ 25 milhões. Data vênia como diriam nossos juristas, mas foi tão somente, não mais de que um lapsus memoriae, como diriam e também se expressariam os retro mencionados juristas. Gente maldosa, sô.
Constatação XIV
Não se pode confundir com pressa com compressa, muito embora, mesmo soando foneticamente idêntico, dependendo do caso, do lugar, dos excessos há que se pôr uma compressa, quente ou fria, em locais que perturbam o bom andamento do relacionamento das pessoas, fatos e coisas com pressa e até, em alguns casos, com a máxima urgência.
Constatação XV
Por que será que a gente tinha tantas possibilidades de consultar várias listas telefônicas diferentes entre si, mas com algo em comum: não resolviam o teu problema de procura de um assinante, obrigando a pessoa ligar, pagando, para certo número para obter a informação almejada? Diante do que o governo vem taxando as pessoas de bem, será que algum dia será necessário pagar para respirar? Quem souber a resposta, por favor, informar este assim chamado escriba pelo e-mail. Obrigado!
Constatação XVI
Não é recomendável escutar Tristesse, de Frederic François Chopin, quando se está na fossa. O ideal seria escutar músicas alegres, do tipo klezmer  “um gênero de música não litúrgica judaica” (Wilkipédia) que eram tocadas principalmente em casamentos.  Quem optar por leitura, Rumorejando sugere Luiz Fernando Verissimo, Millôr Fernandes e, modéstia às favas, este assim chamado escriba que está preparando para o próximo ano o lançamento do seu terceiro livro que, a semelhança dos anteriores, também será de humor. Eventualmente se o leitor se puser a chorar ao ler os três livros referidos será sinal que indubitavelmente o autor fracassou...
Constatação XVII
Felipão foi campeão na China. Taí uma notícia de transcendental importância para quem ganha até um dólar por dia... Felipão, como todos, não é infalível. Ele mostrou que entende de futebol e/ou teve muita sorte quando colocou no time o jogador paranaense Cleberson, hoje de volta no Atlético, quando a seleção brasileira de futebol foi penta campeão. Aí aconteceu antes e depois do Cleberson. Seguiu-se, anos depois, a derrota para a Alemanha por 7 x 1. Essa, acrescida pela derrota para o Uruguai em 1950, dificilmente este assim chamado escriba jamais poderá digerir. Coitado! De mim!...
Constatação XVIII (Homenagem de Rumorejando para o goleiro Rogério Ceni que encerrou esses dias sua brilhante carreira).
E já que falamos no assunto, se em 2006, 2010 e 2014 o goleiro paranaense Rogério Ceni tivesse sido escalado talvez tivéssemos alguém que soubesse bater falta e teríamos sido campeões. Tenho, como torcedor do Corinthians, consequentemente não do São Paulo e brasileiro frustrado, dito!
Constatação XIX (Ah, esse nosso vernáculo).
Por acaso, o caçula descobriu um casulo e correu para a casa do cosa nostra e contou o caso pro caseiro que, casualmente, estava cosendo um faltante botão numa casa do seu casaco.
Constatação XX (Ah, esse nosso vernáculo).
O pernóstico despótico, agnóstico, no fundo, no fundo era um rústico cáustico.
Constatação XXI (Dúvida crucial).
Qual será o montante dos prejuízos financeiro, moral e ético que os políticos dão ao Brasil? Será que é assim inclusive em outros países? Quem souber, por favor, comentários no blog ou cartas para o e-mail deste assim chamado escriba. Obrigado.
Constatação XXII
Na vida se ganha ou se perde. Com o meu Paraná parece que também isso não funcionou muito bem neste ano. Praticamente só deu um dos casos...
Constatação XXIII (Pretenciosa parceria com o poeta português Fernando Pessoa).
Tudo vale a pena
Quando a alma,
Grande ou pequena,
Não é penada,
Nem desalmada.
É assaz calma.
Constatação XXIV (Dúvida crucial).
E já que falamos no assunto, será que a afirmação de Abraham Lincoln de que “pode-se enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas não enganar todas as pessoas o tempo todo” foi uma resposta, dirigida aos políticos americanos e brasileiros?
Constatação XXV (Dúvida crucial via pseudo-haicai. Quem souber, por favor, etc.).
Será que no Jardim do Éden,
Os seus moradores ou habitues
Comer maçã ainda não podem?
Constatação XXVI
Foi o oriental,
Aquele pentelho,
Num carro muito belo,
Usando anel com um escaravelho
Levou um susto tal
Ao passar no sinal vermelho
Que até ficou amarelo?
Constatação XXVII
Eis que o cara grosso, repentino,
Convidou-a pro motel.
Naquele momento virou fino.
Tão fino, mas tão fino
Como um papel.

RICOS & POBRES
Constatação I
Top rica posa até como veio ao mundo; top pobre posa para empresas de produtos ditos mais em conta.
Constatação II
Rico se relaciona com o mundo; pobre é bicho do mato.
Constatação III
Rico(a) quando se separa fica em disponibilidade amorosa; pobre fica em disponibilidade, falando sozinho(a).
Constatação IV
Rico se exime de responsabilidade; pobre sempre tem que correr risco.
Constatação V
Rico mantém o recato; pobre se esbalda sem pudores.
Constatação VI
Rico pede educadamente o impeachment; pobre é baderneiro.


Nenhum comentário: